Secretário Króis responde questionamentos dos vereadores

Desde que assumiu a presidência da Câmara de Vereadores do município de Pinhão/Pr, o vereador Israel de Oliveira Santos, PT,  busca aproximar o legislativo da população com várias ações, entre elas, a volta das sessões ordinárias descentralizadas.

No sábado, 21 de maio, foi realizada a sessão descentralizada na localidade de Água Amarela, reunindo as comunidades de São Pedro, São Roquinho, Coutos e Nossa Senhora Aparecida.

Foi no salão da igreja da comunidade São Pedro e contou com a presença de vários moradores que puderam usar a tribuna para expor suas reivindicações, necessidades e agradecimentos.

Israel iniciou explicando os objetivos da sessão descentralizada, “realizar a sessão ordinária nas comunidades do interior é trazer o poder legislativo mais próximo da comunidade, abrir espaço para os moradores do interior conversarem com os vereadores, ver como funciona o trâmite legislativo e dar voz à comunidade”.

Secretário de infraestrutura foi convocado

Após tantas reclamações dos moradores do interior, de todos os cantos do município quanto ao péssimo estado das estradas principais e vicinais na área rural e sem retorno dos requerimentos enviados, na sessão do dia 21, a vereadora Luzyanna Rocha Tavares, PSDB, entrou com um requerimento, assinado por todos os vereadores, solicitando a presença do secretário de infraestrutura Króis para prestar esclarecimentos sobre o trabalho no interior.

Acompanhado da secretária de administração, Juliana Tesseroli, ele compareceu à sessão descentralizada na Água Amarela.

Questões ao secretário Krois

Além das questões já levantadas ao secretário Króis no requerimento que solicitava sua presença na sessão, os vereadores fizeram mais algumas questões sobre o consorcio do estado, a contratação de trabalhos terceirizados, a programação de trabalho para os próximos meses, sobre como recebeu o parque de máquinas, uso de pedras britas e biocatalizador no lugar do cascalho. Sobre a serra do Cará e a a possibilidade de cascalhamento da região do encruzo Santa Cruz e São Roque até o Colégio Procópio. Foi indagado também sobre a sindicância do combustível da patrulha que não bateu entre a quantidade retirada e a gasta. Todos questionaram os alunos que não estão conseguindo ir para a escola por causa das estradas.

“Nosso objetivo é vencer a demanda”

O secretário iniciou afirmando, “Estamos abertos a prestar esclarecimento de qualquer situação, é só irem até a secretaria”.

Explicou que, em 2021, a primeira ação foi fazer um levantamento da condição das estradas, das dificuldades enfrentadas no primeiro ano à frente da secretaria, “Quando assumimos tinha uma máquina e uma patrola funcionando, o restante precisava de manutenção. Que no primeiro ano de gestão, os recursos estavam voltados à saúde. Tivemos óbitos de familiares e colegas de trabalho, mas, buscando força e desenvolvendo o trabalho da melhor forma possível diante da falta de maquinário”.

Quanto ao maquinário, respondeu, “Encontramos como sempre se encontra, precisando de manutenção, tínhamos um pouco de pneus e com o que encontramos foi possível começar o trabalho”.

O secretário ressaltou que esse ano as chuvas têm judiado, “Nós já passamos quase todas as regiões, mas a chuva danificou tudo, esse ano tem chovido demais, em 2021 foram 600 milímetros de chuvas, esse ano já caiu 1.100”. Ele ressaltou um trabalho de cascalhamento, “Fizemos o cascalhamento de 15 quilômetros entre a Santa Cruz e Doim, e que não deixa a desejar”.

Em relação ao conjunto, concordou que o resultado é melhor, “ Hoje são 4 equipes trabalhando, juntando o maquinário para dar mais qualidade ao serviço, trabalho em estradas é como abelha, uma só não dá nada, é preciso estar o grupo”.

Maquinário

“O nosso maquinário é antigo, sofremos com a manutenção. Agora, através do Finisa, adquirimos um rolo compactador que já está aqui, uma motoniveladora e 2 retroescavadeiras, que estão para chegar.  Com o maquinário novo vamos dar mais agilidade aos serviços. O  padrão será alargamento, garantir escoamento da água e   cascalhamento de qualidade”

Prioridade

O secretário disse que atualmente estão trabalhando nas localidades de  Iratizinho, no assentamento 240,  Santa Cruz e  Dino Baggio, que a prioridade são os caminhos do transporte escolar, “ Nossa prioridade são as linhas do transporte escolar, sabemos que as crianças estão tendo dificuldade, não estão chegando, mas nosso objetivo é que elas cheguem até as escolas”. Complementou “Em Santa Clara, iniciaremos 3 quilômetros de calçamento, na terça feira, 24”.

Consorcio

Em relação ao consorcio e a terceirização de trabalhos ou maquinário, Króis afirmou que devido aos custos ficam inviáveis, “O consorcio, custo elevado, custava 800 mil reais ao ano e a secretaria tem um orçamento de 2 milhões, isso falando de valores de 2022, hoje, com o preço do diesel, esse valor sobe, com certeza. A mesma situação acontece com a contratação de trabalho terceirizado, o custo está muito alto. Para tentar sanar alguns problemas fizemos a contratação de uma esteira e duas retroescavadeiras”.

“Não sei”

Sobre a sindicância do óleo diesel, o secretario afirma não saber de nada, “Sobre a questão da sindicância do combustível da patrulha, sabemos que tem, mas não sabemos em que pé se encontra”.

Serra do Cará

“Em relação a Serra do Cará, estamos fazendo um estudo para ver o que é possível fazer, já concluímos que não dá para rebaixar“.

“Na estrada de São Sebastião, que vai até o Colégio Procópio, estamos fazendo alguns pontos de alargamento rebaixamento de topos, alguns trabalhos em pontos que a água empossava”.

E o secretário Kois finalizou dizendo que eles buscam fazer o melhor, “Temos nos dedicado ao máximo, buscando fazer o melhor e nosso objetivo é vencer a demanda da secretaria”.

Dino Baggio

Após a fala do secretário Króis, Israel deixou a palavra livre para a comunidade. O morador Dino Baggio se manifestou agradecendo “Há muito tempo esperávamos por um trabalho na estrada como está sendo feito agora, obrigado ao Krois e toda sua equipe”.

A moradora , que é agente comunitária, solicitou aos vereadores que no Posto de Saúde da comunidade fosse colocada uma sala de vacina e ter atendimento odontológico, “Para nós, ter esses atendimentos aqui na comunidade é muito importante, porque é muito difícil ir para a cidade, nosso PSF, tem salas vazias”.

Também se referiu sobre as estradas, “Fico feliz que o seu Dino esteja satisfeito, mas, para nós, aqui da Água Amarela, as estradas estão em péssimo estado, nos dificulta muito tanto ir para o Pinhão, como andar aqui pela comunidade, não preciso falar muito, vocês sentiram quando vieram para a sessão. Espero muito na próxima sessão estar agradecendo, como o seu Dino, mas, no momento, não tem como”.

Em seguida os vereadores fizeram seus pronunciamentos e foram votados os projetos que estavam na pauta do dia.

 

Compartilhe

Veja mais