Pastor Sandro

Sorrir faz bem, o riso é contagiante. É bom sorrir de alegria pelo reencontro, pelas conquistas, até de você mesmo. Rir faz bem a saúde, diminui o estresse, relaxa a musculatura do rosto e do corpo. “Rir aumenta a circulação sanguínea, aprimorando também as funções do sistema vascular.

A redução do estresse é especialmente benéfica para os hipertensos”, diz a médica Vivienne Halpern, em um boletim da Sociedade Americana de Cirurgia Vascular. (Fonte: [Saúde%20-%20iG]Saúde – iG @ https://saude.ig.com.br/bemestar/saudealternativa/rir-e-bom-e-faz-bem-ao-coracao/n1596825818479.html). Rir é vida, nas Escrituras Sagradas encontramos um versículo que diz “o coração alegre aformoseia o rosto” (Provérbios 15.13). Enfim, a Bíblia diz que o sorriso começa no coração e quem sorri fica mais bonito. Em contrapartida, o sorriso falso e forçado é danoso, e é percebido pelos outros.

Para que o sorriso saia naturalmente, é necessário cuidarmos do nosso interior. Um coração cheio de rancor, mágoas, inveja, e outros mais, fica difícil sorrir. Não estou aqui ignorando os momentos em que o choro se faz necessário, choramos sim pelas perdas, ficamos tristes quando uma doença nos acomete, inclusive diante de uma circunstância difícil. O problema é quando a tristeza é cotidiana, isso não faz bem. Há tempo de chorar, mas há tempo de rir.

Encha seu coração do que é bom, aprenda a agradecer pelas pequenas coisas. Preste mais atenção no sorriso de seus filhos, as crianças quando riem, o sorriso é sincero e é contagiante. Sorria mais com sua família, com seu cônjuge, com seus amigos. Cuidado com sorriso sarcástico, ou aquele sorriso que tem a intenção de rebaixar o outro.

Se alguém fazer piada com alguém, com o objetivo de denegrir o outro, não vale a pena sorrir com isso.

Enfim, a Bíblia diz que Jesus é a boa nova de alegria, em dias desanimadores peça a Deus que alegre seu coração, para que a sua boca se encha de riso. Como diz o ditado “rir é o melhor remédio”.

Rev Sandro – pastor da Igreja Presbiteriana do Pinhão

Compartilhe

Veja mais