João Fernandes Nunes Felix, secretário  de Educação Cultura e Esporte e o prefeito  Sebastião Campos | Foto: Nara Coelho/Fatos do Iguaçu

A obra estava parada desde 2012

A construção das super creches é uma proposta do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil, o Proinfância, que por sua vez é uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação, o PDE do Ministério da Educação, visando garantir o acesso a todas as crianças a creches e escolas, é financiado pelo FNDE, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

RESERVA DO IGUAÇU

No segundo mandato do prefeito Sebastião Campos, MDB, Reserva do Iguaçu foi contemplada com uma super creche com direito a obra e mobiliário.

ABANDONO DA OBRA

O prefeito explicou que a obra foi licitada em 2011, a empresa que ganhou a licitação iniciou a obra, porém a abandonou, mesmo o município entrando na justiça contra a empresa essa não deu continuidade. “Ao término de nosso mandato em 2012, deixamos em caixa o dinheiro para dar continuidade a obra, e a administração anterior recebeu mais verbas do governo federal, infelizmente o dinheiro não foi investido na super creche e a recebemos em 2017 sem ter sido concluída. Como sabemos que ela é importante para os reservenses, fomos em busca de meios para concluir e vamos em 2020 entregá-la a população”, destacou.

DEVOLUÇÃO DE DINHEIRO

 O secretário municipal de Educação Cultura e Esporte, João Fernandes Nunes Felix, o Fernandão, explicou que além da obra não ter sido concluída, a prefeitura teria que devolver verbas ao governo federal, “Quando fomos verificar, a obra constava como concluída no Proinfância e que além de não haver mais repasses a serem feitos, caso o município não concluísse a obra com recursos próprios, teríamos que devolver em torno de um milhão e trezentos mil reais”.

COM PARCERIA A OBRA REINICIOU

O secretário e o prefeito decidiram que precisavam terminar a obra, pois ela era muito importante para as famílias de Reserva do Iguaçu, já que hoje o município tem trinta crianças na fila de espera por uma vaga nas creches, assim como era inadmissível devolver a verba que veio para ser construída a super creche e mais multas.

Assim, numa conversa com o deputado federal Hermes Frangão Parcianello, MDB, este fez uma emenda parlamentar no valor de quatrocentos mil para a saúde, assim a prefeitura pode utilizar o mesmo valor do seu orçamento que iria para a saúde para a educação.

Esse processo também foi possivel de ser realizado porque os vereadores compreenderam a necessidade de terminar a super creche e aprovaram a modificação orçamentaria que foi prevista para 2019, bem como com a compreensão e apoio do secretário municipal de saúde, José Maria Mendes.

O IMPREVISTO

No momento de fazer a avaliação do que precisava fazer na obra, a equipe da prefeitura descobriu que a parte hidráulica que já estava pronta tinha vários problemas e que ia ser preciso arrumar muita coisa e ainda teria que quebrar paredes para arrumar o serviço mal feito.

LICITAÇÃO PRONTA

 Fernando contou que o material para a obra já está todo licitado e que será usada a mão-de-obra da prefeitura, “A nossa e equipe avaliou que vamos ter que investir em torno de setecentos mil na super creche, mas consideramos que é um dinheiro muito bem investido, pois vai beneficiar as famílias do município”. 

 O trabalho na obra já iniciou, nesse momento estão arrumando a parte hidráulica e nos próximos dias começam o trabalho nos demais setores da obra. Também será preciso mexer no castelo d’agua, (caixa d’agua). Já faz uns vinte dias que temos uma equipe trabalhando lá na obra e pretendemos concluí-la no ano que vem”, contou o prefeito.  

A previsão de término da obra é para o segundo semestre de 2020. “Vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para entregarmos a obra em julho, mas tem vários fatores, que vão de econômico ao próprio clima que podem interferir, mas em 2020 será entregue”, explicou Fernandão.  

Compartilhe

Veja mais