Via de regra, ninguém gosta de ser repreendido, as pessoas ouvem, mas não ficam dando saltos de alegria porque foram repreendidas, seja no trabalho, em casa, na escola, no lazer e outros mais. Há relacionamentos, amizades, que entram em crise devido as repreensões. Quem nunca ouvir de alguém “quem o fulano pensa que é pra me repreender assim?”, enfim, nem todo mundo recebe a repreensão como uma oportunidade para crescer, reconhecer erros e melhorar. Na verdade, a falta de repreensão emburrece, e aquele que não aceita a repreensão, emburrece mais ainda.
Na Bíblia Sagrada encontramos vários ensinamentos práticos a esse respeito, um deles diz assim “Quem rejeita a repreensão prejudica a si mesmo, mas quem aceita a correção fica mais sábio” (Provérbios 15.32). De forma bem prática, a repreensão amorosa e verdadeira, só traz benefícios para quem é repreendido. Por mais que você não goste de ser repreendido, precisa reconhecer que muitas repreensões te fizeram crescer na vida. Saber lidar com a repreensão te leva para novas altitudes e melhores atitudes. A repreensão justa é um empurrão para frente. As pessoas que mais amadurecem na vida, que são bem-sucedidas, que vivem bem em família, certamente souberam e sabem lidar com as repreensões da caminhada.
É bem verdade que os arrogantes, soberbos e idiotas não aceitam as repreensões e por isso, pedalam e muito na vida. O medíocre fica chateado, não somente com a repreensão, mas principalmente com quem repreende. Quem não aceita a repreensão tem e terá sérias dificuldades na caminhada da vida, pois prejudica a si mesmo. Quantos não foram humilhados e insultados, por repreender alguém com o objetivo de ajudar?
O idiota odeia a repreensão e não aceita, o sábio, aquele que quer viver bem, aceita a repreensão e respeita quem a faz. Se você anseia por se dar bem na vida, nos relacionamentos familiares, amizades verdadeiras, casamentos, vida profissional e tudo mais, aceite, aprenda considere as repreensões, a começar daquelas que estão na Bíblia Sagrada e daquelas que você ouve na sua própria casa.
Rev Sandro Carvalho Rodrigues – pastor da Igreja Presbiteriana de Pinhão
Clique AQUI – PARA LER OUTROS ARTIGOS