Pastor Sandro

O ser humano é um ser competitivo, até mesmo quando é uma simples brincadeira, lá no fundo, ou nem tão no fundo assim, ele quer ganhar. Um exemplo disso, é uma partida de futebol entre os amigos, por mais que seja para brincar, o time que perde, não gostaria de perder. É claro que ganhar é bom, traz a sensação de conquista, de alegria, até a autoestima fica melhor. Mas, nem sempre, quem ganha tem essa sensação, ou ainda, nem sempre quem ganha, de forma desonesta, é de fato vitorioso.

Na questão das eleições, o ideal seria que todos aqueles que ganhassem, fossem de fato vitoriosos, e que essa vitória repercutisse no bem-estar do povo, pois aquele que ganha uma eleição devia estar consciente, que a vitória não é somente dele e sim do povo que o elegeu. É triste quando, na prática, aquele que vence as eleições, acha que a vitória é só dele, e assim no desenvolvimento de seu cargo público, desconsidera o povo, as necessidades do município, pensando somente em si, usando o cargo público, apenas para benefício próprio, esse sim é alguém que ganhou as eleições, mas é um perdedor, pois aqueles que o elegeram, percebem na prática, que votaram em alguém que não merecia ganhar.

Dentro disso ainda, vale apena ressaltar que, aquele que ganha uma eleição, comprando votos, oferecendo algo as pessoas em troca de seu voto, também é um perdedor. Quem ganha na vida, seja nas eleições ou em qualquer outra esfera, de forma desonesta, corrupta, passando por cima dos outros, sem dúvida alguma, não é um vencedor, pode até chegar em primeiro, pode até conquistar muita coisa, mas é um perdedor. Quando alguém precisa comprar voto, significa que não tem condições de vencer da maneira correta e honesta, demonstrando assim que, se caso vencer, a população não pode esperar muita coisa, pois, se ganhou de forma injusta, significa que vai trabalhar de forma injusta, e mais ainda, aquele cidadão que vendeu seu voto, não pode cobrar nada também, assim aquele que ganhou de forma desonesta e aquele que vendeu o voto, ambos são perdedores.

Para ganhar e vencer, seja nas eleições ou em outra esfera da vida, é preciso considerar alguns valores que devem ocupar a nossa mente: “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” (Filipenses 4.8). Ganhar e vencer só caminham juntos quando você “não tem nada preso com alguém”, quando você tem o sono tranquilo, pois sabe que não será pego por alguma irregularidade.

Ganhar e vencer só é possível quando resulta naquilo que é verdadeiramente bom, de outro jeito não vale a pena ganhar. Reconhecer a vitória do outro, torcer para que o outro seja um excelente vereador ou prefeito, ou profissional, é uma atitude vencedora. Uma das virtudes mais esquecidas em nosso tempo, determina se queremos apenas ganhar, ou ganhar e vencer – a humildade. Deus abençoe a todos e espero que o resultado das eleições domingo, seja de fato, ganho e vitória para todos.

Rev Sandro – pastor da Igreja Presbiteriana de Pinhão

Compartilhe

Veja mais