Veículo
O frio chegou para valer em grande parte do País. Por isso o gerente técnico da divisão de repintura da PPG, Ricardo Vettorazzi, separou algumas dicas de como cuidar da pintura no período. Confira a seguir.

Use apenas produtos apropriados para a limpeza dos automóveis: Na hora de lavar o carro, escolha um sabão de pH neutro. Não utilize gasolina, álcool ou outros solventes na superfície pintada. No caso de uma eventual queda de sabão ou qualquer outro material, como fezes de aves, sobre a lataria, é importante lavar imediatamente a área afetada. Também é fundamental secar o carro para evitar o acúmulo de novas sujeiras e manchas na pintura.

Se o veículo foi recém-pintado, outro cuidado relevante diz respeito à utilização de métodos como a lavagem em máquinas de lava a jato automáticas. É recomendável recorrer ao método somente 30 dias após o serviço. A mesma lógica vale para a aplicação de cera, mas, nesse caso, deve-se esperar 90 dias.

Evite polimentos em excesso: O polimento é um cuidado que vale para veículos de todas as cores, inclusive os brancos. Isso porque, embora haja uma variedade de tonalidades, muitas vezes é utilizado o mesmo tipo de verniz como camada de proteção final na pintura original – o que nem sempre assegura sua durabilidade, se não forem tomados os cuidados de preservação.

Uma boa maneira de preservar a pintura ou a repintura é não exagerar no polimento. A frequência do processo, ao contrário do que se possa imaginar, não ajuda na conservação.

Mantenha o veículo protegido do sereno e da geada: Com a chegada das frentes frias e baixas temperaturas, é comum a presença do sereno (também conhecido como orvalho ou rocio), um fenômeno físico que acontece quando o ar úmido entra em contato com uma superfície mais fria e cria uma fina camada líquida sobre os veículos. Nas regiões Sul, Sudeste e parte da Centro-Oeste do país, ainda é possível que ocorra a geada, fenômeno que forma uma camada de cristais de gelo sobre as superfícies.

Nesses casos, é importante manter o veículo protegido em um local coberto e/ou com uma capa automotiva. No entanto é de extrema importância que o material seja adequado para esse uso e que o veículo esteja limpo – cobrir um carro com muita poeira pode causar riscos, e cobri-lo quando está úmido pode causar manchas.

Procure por um especialista na hora de fazer reparos: Caso precise realizar alguma correção na pintura do veículo, procure um profissional que conheça as diferentes tecnologias disponíveis – como os produtos base água e os de alto sólidos, que possuem maior durabilidade em comparação aos convencionais de mercado.

Em muitos casos, o reparo pode ser feito por um processo de embelezamento; outras vezes, é necessário remover a tinta e realizar a repintura desde a chapa do carro. Um profissional qualificado será capaz de fazer uma avaliação e indicar o reparo adequado.

Com Assessoria

LEIA TAMBÉM:

Compartilhe

Veja mais