A definição mais simples dessa palavra é o comprometimento ou o compromisso que alguém assume de fazer alguma coisa. É um pacto que alguém assume de fazer algo, esse pacto ou compromisso pode ser oral ou escrito. Há promessas feitas no casamento, promessas essas que precisam ser relembradas sempre pelos cônjuges, há promessas de trabalho quem nem sempre são cumpridas no prazo certo, e em alguns casos não são cumpridas nem fora do prazo. Quem nunca ouviu “te prometo que até segunda eu entrego”.
Há promessas assumidas diante de uma dívida, pessoas que se comprometem, inclusive por escrito, que vão pagar a dívida até o dia tal, mas que nem sempre são cumpridas. Há promessas de batismo, pais que prometem diante de Deus e da igreja de ensinar seus filhos desde cedo nos caminhos do Eterno Deus, ensiná-los sobre as verdades infalíveis da Bíblia, infelizmente vários pais se esquecem da seriedade de tais promessas, achando que só o batismo já resolve, sendo que as promessas feitas não deveriam ser colocadas de lado.
Mas há um tipo de promessa que está começando a aparecer, nós vamos ouvir e ver muitas neste ano, são as promessas daqueles que vão fazer de tudo para ter o nosso voto. Infelizmente, grande parte das promessas daqueles que se elegem, não são cumpridas. Boa parte das promessas que são cumpridas pelos ditos representantes do povo, são promessas muito a longo prazo, é triste saber e ver que muitas promessas poderiam ser cumpridas bem antes do tempo em que se cumprem.
Há muitos lugares que esperam 10, 20 ou mais anos para ver uma promessa se cumprindo, sendo que a cidade já poderia estar desfrutando dos investimentos muito tempo antes. Para quem ouve, essas promessas eleitoreiras soam muito bonitas, para quem faz, essas promessas soam como mais votos, mais um jeito de se manter no poder. O pior de tudo são aquelas promessas descabidas, sem noção, com bandeiras que são destrutivas para a família, para a democracia, e o que deve nos deixar pasmos, é saber que tem gente que concorda, que tem gente que bate palma, posta, defende o indefensável.
O único que verdadeiramente cumpre todas as promessas é Deus, pois Ele não é homem pecador para mentir. As promessas de Deus nunca falharam, nunca falham e nunca falharão. Jesus prometeu que estaria com os seus filhos todos os dias, e de fato Ele está, basta buscá-lo, invocar sua presença, entregar diante Dele seus anseios, seus problemas, Ele sim cumpre suas promessas.
Que neste ano em que ouviremos muitas promessas, possamos ter o discernimento e sabedoria para não cair em promessas furadas e sem noção, que possamos estar atentos a quem promete, e mais, que possamos estar atentos as promessas que fazemos aos de perto e aos de longe. Que Deus nos ajude a cumprir nossas promessas.
Rev Sandro – pastor da Igreja Presbiteriana de Pinhão
Clique AQUI – PARA LER OUTROS ARTIGOS