Fotos: Nara Coelho/Fatos do Iguaçu

Por Nara Coelho

No dia 12 de junho de 1919 nascia no município de Pinhão, na região hoje conhecida por Nova Divinéia, a senhora Gabriela Ribeiro, que é viúva há 24 anos, se criou, casou e criou os filhos nessa região. Até os noventa e quatro anos morou sozinha, em 2013 passou a viver com a neta, Irene de Oliveira, “Cuido dela, pois me criei na casa da vó, fugíamos da mãe para ir para a casa da vó”, contou a neta.

Essa senhora, hoje franzina, enfrentou muitas lutas, sempre trabalhando na roça, teve quinze partos, se criaram 8 filhos, hoje ela tem seis vivos, netos e bisnetos já perdeu a conta, tataranetos são seis, segundo a neta.

Dona Gabriela é de um tempo que a roupa era lavada na beira dos rios, que a luz era de lampião, que para acender o fogo se batia uma pedra contra outra, que a farinha era socada em pilão, bem como a erva era colhida e torrada em casa.

PROJETO EU LEIO

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura tem o Projeto Eu Leio, e dentro dele está uma programação de atividades que visam levar os alunos a criarem o gosto e o hábito da leitura, entre as atividades, estão as oficinas de leitura com o escritor de literatura infanto juvenil, Norbert Heinz,, que foram realizadas no mês de maio em parceria com a secretaria municipal de Assistência Social. Essas oficinas foram realizadas com os alunos dos quartos anos de toda a rede municipal e com oitenta idosos do município, entre eles a dona Gabriela.

PELAS PARAGENS DAS MINHAS LEMBRANÇAS

Como dona Gabriela não foi alfabetizada e além disso já apresenta alguma dificuldade, a técnica da Secretaria Municipal de Educação, Neuza Maria Amaral de Camargo Almeida, ouviu as histórias da centenária, a transcreveu, elas foram transformadas no livrinho de histórias Pelas Paragens das Minhas Lembranças, que conta historia do lobisomem, boitatá, de como era vida na região. Lembranças que foram ilustradas pelos alunos do quarto ano da Escola Municipal Rural Nova Diveneia, Mailon Gabriel da Silva Cordeiro, Mabiane de Fátima Lima Cordeiro e Rafael dos Santos.

COMEMORANDO OS 100 ANOS

Na sexta-feira, 14, a secretária de educação, Cida Chalegre, com membros da sua equipe, o escritor Norbert Heinz, o prefeito Odir Gotardo e a assistente social Iara Oliveira da secretaria municipal de Assistência Social, junto com a diretora da Escola Nova Divineia, Judth e sua equipe diretiva e os alunos que ilustraram foram à residência da dona Gabriela para cantar parabéns por ela ter completado 100 anos e para entregar o seu livro de história.

A família recebeu todos com muita alegria e animação de um gaiteiro que deu o tom dos parabéns.

NA ESCOLA

Na escola Nova Divineia, num momento especial foi entregue um livro para cada um dos alunos que ilustraram o livro da dona Gabriela, “Esse projeto aconteceu porque foi acolhido pela comunidade. A nossa ideia é sempre estar chamando as crianças para o gosto pela leitura”, estacou Cida Chalegre.

 Odir ressaltou a importância de se ter esses momentos de encontro de gerações e de se poder registrar as histórias das pessoas da comunidade. “É importante valorizarmos a histórias das pessoas, pois assim valorizamos o que é nosso, e a caminhada da comunidade e essa reflexão vão definindo o nosso futuro”.

A diretora Judith Aparecida Dambroski Boryça, agradeceu toda a dedicação da equipe da escola, a oportunidade criada pela Secretaria de Educação para as crianças participarem das oficinas e a comunidade que acolheu a ideia.

CLIQUE AQUI e confira a galeria de fotos do evento

Compartilhe

Veja mais