Foto: Divulgação/Colégio Júlio Moreira

A professora Nanci de Fátima Polo, que trabalha com a disciplina de Língua Portuguesa no Colégio Estadual do Campo Professor Júlio Moreira, uma apaixonada por leitura e sabe da grande importância que essa tem na vida das pessoas, está sempre promovendo atividades que levem os alunos a aprenderem a ler com gosto e criar o hábito da leitura.

UNHAS VERMELHAS POÉTICAS

A professora conta que em 2018 fez um trabalho voltado para a leitura de poemas com os alunos do 8º ano, escolhendo o livro “Unhas vermelhas poéticas” da poetiza Ivete Luz.

Nanci vai contando com entusiasmo que os alunos leram os poemas, escreveram sobre eles, ilustraram e declamaram. “Foi uma experiência muito rica, pois eles escreveram poemas a partir dos delas e criamos momentos para eles declamarem os poemas, pois fomos percebendo que os alunos estavam se encantando com o gênero poesia e mais ainda com as do livro escolhido”.

LEVANDO O TRABALHO PARA A POETISA

Como o trabalho foi a cada aula se enriquecendo mais e a professora foi percebendo o quanto os alunos estavam apaixonados pelos poemas, ela decidiu enviar algumas atividades que eles realizaram para a poetiza Ivete Luz.

Para surpresa de Nanci, a poetisa ficou muito feliz com o que recebeu e passou a acompanhar pelas redes sociais seu trabalho e de seus alunos e também divulgar em suas redes sociais. 

UMA VISITA INESQUECIVEL

Para alegria da professora e dos alunos, a poetisa Ivete Luz decidiu vir conhecer os alunos e ver de perto tudo o que eles tinham produzido a partir dos seus poemas.

No dia 12 de março foi recebida com muito carinho e alegria pelos alunos, agora do 9º ano, que continuam tendo a Nanci como professora de Língua Portuguesa. Escrevendo um poema dela no quadro, eles decoraram de forma muito linda, contou a professora. ”Foi um encantamento muito grande deles com ela e dela com eles, porque até então eles não conheciam nenhum escritor, isso os encantou e ela é uma pessoa extremamente gentil, foi muito carinhosa com eles. Conversaram por mais de duas horas, foi um momento muito rico e especial”, declarou Nanci.

OS ALUNOS

A reportagem do Fatos do Iguaçu conversou com cinco dos alunos que vivenciaram a experiência do encontro com a poetisa Ivete Luz que escreveu o livro Unhas vermelhas Poéticas que eles estudaram, Agda Fernanda Basílio de Freitas, Sailon Roberto de Camargo Santos Hemily Louvany de França Chaves, Eloise Lampugnani e Eliane de Oliveira Divino falam, com um brilho no olhar que, para eles todo o trabalho foi muito bom realizar, que o encontro com a poetisa foi maravilhoso e que será um momento inesquecível para eles. “Nós amamos realizar todo o trabalho, a emoção que ela passa em cada poema mexeu com nós. O encontro foi muito especial, soubemos a história de vida dela, ela mostrou que todos podemos ser escritores, com certeza marcou nossas vidas, vamos lembrar para sempre desse momento com ela” contaram entusiasmados os alunos Agda, Sailon Roberto e Hemily.

A Emelyn estava que era só alegria, pois ganhou um exemplar do livro novo da poetisa, “Ele está num lugar especial na minha estante e vou guardá-lo para sempre” contou emocionada a aluna.

”Trabalhar com os poemas dela foi muito interessante, ela escreve e fala coisas que mexem com a gente, foi prazeroso fazer o trabalho, pois tínhamos liberdade de escolher o poema que nos agradava, que nos emocionava, que sentíamos que poderíamos desenvolver um desenho, sempre fizemos tudo com muito carinho, o encontro com ela foi cheio de amor e alegria’, destacaram as alunas Eloise e Eliane.

A POETISA

Ivete Luz é de Apucarana, Paraná, hoje está com 54 anos, por mais de vinte e cinco anos foi professora de Língua Portuguesa e Literatura e hoje tem seu tempo dedicado a ser escritora, tem livros de poesia e de crônicas publicados.

Quando viu o trabalho dos alunos com os seus poemas e todo o carinho que eles manifestavam e foi ficando amiga deles pelo facebook, sentiu que era importante conhecê-los de perto, “Eu senti que precisava corresponder, dar um retorno a todo o carinho que os alunos estavam dedicando aos meus poemas, era importante estar aqui, abraçá-los e semear mais poemas”, contou a poetisa.

Em relação ao encontro ela diz que foi mágico. “Estou saindo daqui encantada, os alunos, o colégio, a Nanci são todos maravilhosos, o acolhimento foi fantástico, a inteiração foi especial, na verdade vivemos a poesia nesse encontro de forma intensa” declarou emocionada Ivete.

AGRADECIMENTOS

A professora Nanci fez questão de terminar a entrevista agradecendo a todos que contribuíram para ela proporcionar esse momento tão rico e especial aos alunos, “Obrigada à Ivete por sua disponibilidade e carinho, Adriele Tomacheski pela parceria, ao Osvaldo Verbaneck por me permitir ousar, às meninas que fizeram o café e o bolo, aos professores que cederam aulas para que meu trabalho fosse concluído. Obrigada aos meus alunos e alunas que sonharam e sonham comigo”.

Compartilhe

Veja mais