
Foto: reprodução perfil Facebook
Redação Portal Fatos do Iguaçu
A técnica de enfermagem Patricia Martins, que atua na rede municipal de saúde de Pinhão-PR, usou seu perfil no Facebook para manifestar, na madrugada desta segunda-feira (31), sua indignação com as críticas que profissionais da área vêm recebendo da população nos últimos dias.
No desabafo, Patricia relata o impacto emocional que tais críticas têm causado nos servidores da saúde, principalmente após episódios recentes que envolveram comoção social no município. “Fico indignada de ver as pessoas da sociedade culpando os funcionários da área da saúde como se fôssemos culpados”, escreveu ela.
A profissional destacou que, apesar das dificuldades enfrentadas no dia a dia — como jornadas exaustivas, refeições fora de hora e o sacrifício do convívio familiar —, os trabalhadores da saúde seguem firmes em sua missão de cuidar da população. “Vivemos na correria e trabalhamos incansavelmente para que tudo dê certo. Sentimos compaixão, choramos, sorrimos, e sempre estamos lá ajudando e cuidando do amor de alguém.”
Patricia também rebateu comentários que colocam em dúvida a competência dos profissionais da área. “Estudamos, temos diploma, e temos qualificação. Sempre fazemos capacitações para exercer a nossa profissão. Merecemos respeito”, pontuou.
Um dos trechos mais emocionantes da publicação remete à atuação dos profissionais durante a pandemia de COVID-19. Segundo Patricia, naquele período, a população reconhecia e valorizava mais o trabalho da equipe de saúde. “Passávamos noites aflitos, trabalhando e correndo risco, enquanto vocês estavam em casa se cuidando e pertinho de sua família. Nós, infelizmente, não tivemos esse privilégio.”
O desabafo foi motivado por um episódio recente presenciado pela profissional, quando ouviu de uma pessoa, em frente a um mercado, ofensas generalizadas aos trabalhadores da saúde. “Afirmou que somos uns lixos. O mais triste é que essa pessoa provavelmente já precisou de algum atendimento.”
Por fim, Patricia ressaltou que sua publicação não tem como objetivo ofender ninguém, mas sim defender e valorizar médicos, técnicos de enfermagem e enfermeiros. “Salvamos vidas. Essa é a nossa missão.”