Um comunicado colocado na manhã de terça-feira, 16 de abril pelo veterinário João Beltrame, que atua na secretaria municipal de Agricultura e Pecuária de Pinhão/Pr, no grupo de WhatsApp, “Feira Leilão Pinhão”, deixou os pecuaristas indignados e revoltados, os comentários foram diversos e nenhum positivo em relação a atual administração do município.

No comunicado, o veterinário, que é um dos responsáveis pelas Feiras de Bezerro e Gado Geral, informava que devido à falta de condições do espaço, a Feira de Gado Geral prevista para maio não iria acontecer, não havia previsão de quando se poderia realizar a Feira.

A nota

Bom dia, informo aos senhores produtores que os leilões de gado no Pinhão estão suspensos por tempo indeterminado. Como todos sabem estamos com a estrutura incompleta impossibilitando a realização dos eventos. Fizemos 6 leilões com a estrutura alugada, mesmo com dificuldade o trabalho foi realizado, infelizmente não temos mais contratos vigentes para locação. Quanto ao leilão previsto para o mês de maio, não temos mais tempo hábil para construção da nova estrutura, visto que nem mesmo o edital de abertura de licitação foi publicado. Como muitos sabem, esta reforma é de extrema necessidade e tem bastante tempo que estamos pleiteando que seja feita! De nossa parte enquanto secretaria de Agricultura e Pecuária não medimos esforços para que isso seja concretizado, temos o projeto concluído a bastante tempo aguardando o processo seguir…

De antemão agradeço a compreensão dos senhores, e assim como vocês, espero que a situação seja resolvida o mais breve possível”.

A repercussão

Logo após a publicação da nota, os comentários de indignação dos pecuaristas explodiram, o grupo, que é composto por 130 participantes literalmente “ferveu”. Muitos pecuaristas já andavam revoltados com a questão das estradas em péssimos estados, agora a não realização da Feira deixou todos muito revoltados.

O produtor Gabriel Ferreira Neto colocou no grupo um áudio que é um verdadeiro desabafo, ouça o áudio.

Conversando com a jornalista Nara Coelho do Fatos do Iguaçu, Gabriel explicou que não ter a Feira foi a gota d’água, já que a estrada do Humaitá/Guarapuavinha, que leva à sua e a outras propriedades estava intransitável, que inclusive a tração da camionete dele havia quebrado quando ele estava indo à propriedade atender o gado.

A Feira

As Feiras de Bezerro e Gado Geral no Pinhão são referências junto a produtores da região e de todo o Paraná, como pode se observar pelos dados dos últimos três anos tem dado bons resultados.

Conversando com alguns pecuaristas eles falaram que, “O comércio do gado não está bom, mas muito pior é não ter comércio, não ter os leilões vai nos prejudicar muito. Com a venda do gado, investimos aqui, movimentamos o comércio local. Fora que de toda as vendas 3% fica para o município”.

Eles acrescentaram “O nosso município arrecada aproximadamente R$ 150 milhões por ano, como não ter RS 400 mil para investir em infraestrutura no parque para realização da Feira. Um valor irrisório que corresponde 0,27%  da arrecadação anual e que beneficiará por anos o setor. Na última Feira de Bezerros tivemos uma comercialização de aproximadamente RS 3 milhões, gerando uma receita de comissão de aproximadamente R$ 100 mil aos cofres públicos, e mesmo assim não é possível reformar ou construir uma nova estrutura para as Feiras?

Não é culpa da equipe

Seja nos comentários no grupo de WhatsApp ou na conversa com o Fatos do Iguaçu os produtores rurais deixam claro que reconhecem o trabalho e esforço do veterinário João Beltrame e de todos os funcionários ligados à organização da Feira, que sabem que o problema está acima deles e lamentam “Há falta de apoio, de consideração e respeito aos produtores rurais pela atual administração do município, geramos emprego e renda ao município”, declaram os produtores rurais.

Compartilhe

Veja mais