Por Agência de Noticias do Paraná| Foto: Hedeson Alves

A governadora Cida Borghetti enviou nesta segunda-feira (12) à Assembleia Legislativa uma proposta de alteração na Lei Complementar 103/2004 que dispõe sobre o Plano de Carreira do Professor da Rede Estadual de Educação Básica do Paraná que regulamenta o cumprimento das horas atividade, período em que os professores estudam e elaboram as avaliações e o planejamento das aulas.

Atualmente um professor com padrão de 20 horas tem que cumprir 15 aulas de 50 minutos na escola, nove horas de atividades de 50 minutos sendo cinco de comprimento obrigatório na escola e outras quatro em local de livre escolha.

A proposta do Governo do Estado permite que os profissionais utilizem as nove horas destinadas aos estudos e planejamento pedagógico em local de livre escolha.

“Com a mudança que iremos propor, os professores poderão cumprir estas nove aulas de hora atividade em casa. Isso, além de melhorar a qualidade de vida, dá mais flexibilidade aos professores. Nosso objetivo é trazer para os profissionais de ensino do Paraná uma das mais atuais tendência de mercado, o home office”, diz a governadora.

BENEFÍCIOS – A secretária estadual da Educação, Lucia Cortez, destacou os benefícios que a mudança trará aos professores. Segundo ela, além de escolher o local para elaborar o planejamento escolar, o docente também poderá escolher o melhor horário para a hora atividade.

“É uma oportunidade para o professor escolher o melhor local e horário para organizar suas aulas e pesquisar porque essa proposta dará mais flexibilidade ao professor para escolher, principalmente o dia e horário que for mais oportuno para fazer a hora atividade. Essa é uma tendência mundial e o Paraná, como sempre, dando um passo à frente”, disse.

O professor poderá também utilizar equipamento particular ou da própria escola para desenvolver as atividades. Além disso, com a possibilidade de escolher o local para fazer o planejamento, o docente terá mais tranquilidade e concentração para elaborar seu material de trabalho. “Isso terá reflexo no rendimento escolar e na evasão e reprovação”, disse a secretária.

A mudança também não terá custos ao Estado, já que a proposta que possibilita a escolha do local para a hora atividade não envolve custos. O que altera é apenas o local para execução das atividades conforme escolha do docente.

Compartilhe

Veja mais