Ouça a crônica:

É sabido de todos que os censuradores, de todos os tempos, nunca tiveram o menor embaraço para calar as vozes que tem a petulância de dizer algumas verdades que esculhambam com suas fantasias políticas.

E é mais do que compreensível que tais figurões sejam assim, tão desinibidos, no exercício de sua tirania, tendo em vista que essa gente sente um prazer dionisíaco quando, do alto de sua vetusta majestade, abusa descaradamente da autoridade que lhe foi investida.

Pois é. Amordaçaram a Jovem Pan e a Brasil Paralelo. A Gazeta do Povo, a Revista Oeste e inúmeros jornalistas e influenciadores digitais receberam também um cala boca e, tudo isso, [dizem] em nome das “instituições”. Acusação: de estarem supostamente divulgando “Fake News”.

Lembremos: todos os censores sempre agiram assim. Seja na extinta URSS, seja na finada Alemanha Nazista, a censura era por lá realizada sob justificativas similares. A verdade era chamada de mentira, conspiração e tutti quanti e, para o bem de todos, a verdade era proibida de circular para não escandalizar os inocentes e, a mentira, passava a ser repetida mil vezes, até ser engolida a seco como se fosse uma suposta “verdade”.

E o pior é vermos autoridades que teriam como dever salvaguardar a liberdade de expressão dizendo, com todas as letras, pontos e vírgulas, que sabem que tal medida é inconstitucional, porém, abrirão uma exceção até o dia 30 de outubro. Aí, no dia das bruxas, talvez tudo possa voltar como dantes nessa terra de Abrantes.

Como havíamos dito, o cinismo dos censores não nos surpreende, tendo em vista que essa sordidez lhes cai muito bem. O que realmente me espanta é a indiferença manifestada por muitos órgãos de imprensa, por incontáveis jornalistas e formadores de opinião, diante da mordaça que vai sendo colocada em muitos sem a menor discrição.

Por fim, se aqueles que deveriam salvaguardar as garantias constitucionais estão agindo como se fossem editores da sociedade, se aqueles que vivem do exercício da liberdade de expressão fazem ouvidos moucos e fingem estar dormindo em berço esplêndido, isso é sinal de que a democracia tupiniquim tornou-se de vez apenas uma encenação. Só isso e olhe lá.

Escrevinhado por Dartagnan da Silva Zanela

https://sites.google.com/view/zanela

Inscreva-se [aqui] para receber nossas notificações.


Compartilhe

Veja mais