Foto: Reprodução Redes Sociais

Os moradores de Pinhão, Guarapuava e do distrito das Colonias amanheceram nessa segunda-feira, 17 de julho com a surpresa da PR 170 sendo fechada na altura da Serra do Cadeado.

O fechamento foi realizado pelas famílias ligadas ao MST da Brigada Cacique Guairacá, Faxinalenses, Quilombolas e Assentamento Nova Geração

Segundo informações repassadas ao Fatos do Iguaçu pela Clesmilda, que compõem o núcleo de Comunicação da Brigada Cacique Guairacá, do MST, a ação foi uma prévia e um alerta do que eles farão se não tiverem uma resposta concreta do Incra em relação às terras que compõem o complexo das indústrias Zattar. “Hoje fizemos uma ação para chamar a atenção e passar a mensagem” disse Clesmilde.

Terça tem Assembleia

A ação foi uma prévia e uma forma de fazer a notícia correr de que se o Incra não enviar uma resposta concreta em relação à pauta de reivindicação dessas famílias, eles irão trancar a PR 170 por tempo ilimitado.

Na terça-feira, 18 de julho, às 9h eles terão uma assembleia popular com o superintendente regional Nilton Bezerra Guedes, esperam que ele traga quais serão as ações concretas que o Incra irá realizar para resolver a vida das mais de 3 mil famílias que vivem nas terras do complexo Zattar.

Reivindicação

Segundo Clesmilde, as principais reivindicações deles é que o Incra diga quais serão as  ações concretas para a aquisição do complexo Zattar que, segundo ela, é de 179 mil hectares. A suspensão de todas as ações de despejos e reintegração de posse que houver sobre essas terras, pois, segundo ela, nessas terras hoje vivem mais 3 mil famílias

A decisão já está tomada

Pelo áudio enviado pela Clesmilda na manhã desta  segunda-feira, 17 de julho, eles já estão decididos, se o superintendente Nilton Guedes não trouxer uma resposta de ações concretas, eles irão fechar a PR 170 por tempo indeterminado.

 Ouça o audio


Compartilhe

Veja mais