Elenice Tesseroli coordenadora técnica do Plano Diretor. |  Foto: Naor Coelho/Fatos do Iguaçu

Audiência pública acontece nesta terça-feira às  18h30min

Por Nara Coelho

Plano Diretor é o documento que dá as diretrizes da organização urbana do município no que diz respeito à acessibilidade, ou seja, organização do trânsito, das áreas habitacionais, onde poderão ser construídos prédios, qual o limite de andares, onde poderão ter bares e indústrias, qual a área máxima que se pode construir nos terrenos, entre outras organizações.

2ª AUDIÊNCIA PÚBLICA

O município de Pinhão está passando pela reformulação do seu Plano Diretor, existe uma equipe trabalhando no levantamento de dados e nas propostas de alterações do Plano, porém quem decide de fato o que será alterado é a população nas audiências públicas, por isso a presença de toda a população é essencial.

“As audiências públicas são os espaços de participação da população, nelas as pessoas poderão dar suas opiniões, aprovar ou reprovar os diagnósticos e mudanças, novas propostas sugeridas. Como também levarem questões e sugestões para serem debatidas e incluídas no Plano”. Frisou Elenice Tesseroli. arquiteta do município que coordena a parte técnica do Plano Diretor.

A segunda audiência pública vai acontecer na Câmara de Vereadores, nesta terça-feira, 2, a partir das 18 horas e trinta minutos.

TEMA DA AUDIÊNCIA

Para a reformulação do Plano Diretor existe um processo a ser realizado determinado por lei, entre as determinações está a realização de quatro audiências públicas uma para cada fase da reformulação.

Na segunda audiência os temas serão: Avaliação Temática Integrada e Diagnósticos e Diretrizes do Município.

 Elenice explicou que avaliação temática é a análises dos dados levantados sobe o município, relacionando o que ocorreu em décadas passadas e como está a situação hoje. Nesse momento, será mostrado, entre outros itens, taxas de mortalidade e nascimento, de violência, a frota automobilística. “Por exemplo, qual foi a evolução da organização das calçadas na última década no município, é preciso melhorar nesse setor? Esse tipo de discussão será feito lá, por isso a importância da participação da população”. Ressaltou a coordenadora.

DIAGNÓSTICO LEVANTADO

Elenice explicou que o diagnóstico apresentado foi elaborado partindo de duas fontes, um levantamento técnico de dados feitos por uma empresa especial feito por coleta de dados junto a população, através de um questionário. “Os questionários foram aplicados nos postos urbanos de saúde do município e nos de Santa Maria, Guarapuavinha e Santa Terezinha, nesses questionários foram abordados os temas saúde, educação, mobilidade, entre outras”. Ela reforçou que é preciso que as pessoas compareçam e com o espírito de coletividade, que é preciso pensar o município para todos, ”Nos questionários pudemos pensar que as pessoas pensam muito individualmente na solução do seu problema e no seu desejo, um exemplo é quando perguntado as pessoas se elas gostariam que no Município tivesse prédios e altos elas respondem sim, mas quando perguntado se gostariam perto da sua casa elas dizem não, porque sabem que ele vai provocar alguns problemas como a diminuição de sol na propriedade da pessoa”, exemplificou a coordenadora.

CONVITE

Nessa audiência será apresentado e discutido o diagnóstico do município, na próxima audiência serão realizadas as oficinas de propostas de alteração do Plano para que as pessoas possam participar com conhecimento das oficinas de propostas, “Além das pessoas ficarem conhecendo os dados do município, elas poderão questioná-los e contribuir para que ele fique a melhor representação possível da realidade do município“, destaca Elenice

Ela convidou a população para participar da audiência e lembrou que é importante que as pessoas irem imbuídas de pensar no desenvolvimento do município, na qualidade de vida, de ver o hoje mas projetar para o amanhã, “Convidamos a todos para irem a audiência pois  o Plano Diretor, “O Plano é norteador do desenvolvimento da cidade, é o que organiza e planeja a cidade, ele é que vai criar as condições para amanhã não se ter grandes enchentes no município por exemplo. Assim, voltamos a convidar e reafirmar, a presença da população é essencial nas audiências”.

Compartilhe

Veja mais