A pesquisa é feita exclusivamente por telefone. |Foto: reprodução/IBGE

Redação Fatos do Iguaçu

No mês passado, no Paraná, do total de 711 mil pessoas que estiveram ocupadas e afastadas do trabalho que tinham, 541 mil foram afastadas devido ao distanciamento social, ou seja, cerca de 10,2% do total da população ocupada (5,2 milhões). Dessas, cerca de 320 mil deixaram de receber remuneração.

 Em maio, o número de pessoas ocupadas e não afastadas do trabalho que trabalhavam de forma remota no Paraná foi cerca de 490 mil, 10,7% do total da população ocupada e não afastada do trabalho.

Esses são alguns dados da PNAD COVID19, pesquisa pelo IBGE e que tem por finalidade identificar os indivíduos com sintomas associados à COVID-19 e o impacto da pandemia no mercado de trabalho. Os números divulgados são referentes ao  mês de maio.

Mercado de Trabalho

 Segundo a  pesquisa 5,86 milhões de pessoas faziam parte da força de trabalho paranaense e que o total de desocupadas (desempregadas) correspondia a cerca de 585 mil, ou seja, 9,97% da força de trabalho no estado.

O total de pessoas desocupadas ou não ocupadas que não procuraram trabalho por conta da pandemia ou por falta de trabalho na localidade, mas que gostariam de trabalhar foi de cerca de 414 mil no estado.

O número de pessoas ocupadas e na informalidade no mês de maio foi de 1,4 milhão.

Renda

No Paraná  mais de 1,7 milhões de  pessoas tiveram redução de renda. O rendimento  per capita médio  recebido em maio foi de 1.614 reais.

Em maio 31,3% dos domicílios paranaenses receberam auxílio emergencial  A média do rendimento proveniente do auxílio emergencial recebido foi de 774 reais.

Dados da saúde

Segundo o IBGE, o número de pessoas que apresentaram algum dos sintomas associados à síndrome gripal (febre, tosse, dor de garganta, dificuldade de respirar, dor de cabeça, dor no peito, náusea, nariz entupido ou escorrendo, fadiga, dor nos olhos, perda de cheiro ou de sabor e dor muscular) foi cerca de 898 mil pessoas. A pesquisa criou um indicador síntese que conjugou, entre os sintomas analisados, os mais associados à Covid-19. Esses sintomas foram: perda de cheiro ou de sabor, ou tosse e febre e dificuldade para respirar, ou tosse e febre e dor no peito. O número de pessoas que apresentaram sintomas referenciados conjugados no Paraná foi cerca de 64 mil no mês passado.

Das cerca de 64 mil pessoas que apresentaram sintomas referenciados conjugados, pouco mais de 18 mil (28,9%) procuraram por algum estabelecimento de saúde.

A pesquisa constatou que na população do Paraná, 3.839.794 possuíam plano de saúde em maio, o que corresponde a 33,5% da população do estado.

Idosos

Do total de domicílios com pelo menos um morador acima de 60 anos (3.885.793 moradores), em cerca de 21 mil domicílios havia pelo menos um morador com sintomas conjugados.

No Paraná, a PNAD COVID19 investiga 10.445 domicílios, entrevistados mensalmente, em 237 municípios do estado. A pesquisa é feita exclusivamente por telefone.

Compartilhe

Veja mais