Ivonei Lima

Ivonei Oliveira Lima, secretário municipal de Saúde | Foto: Arquivo/Fatos do Iguaçu

Por Nara Coelho

O secretário municipal de Saúde de Pinhão, Ivonei Oliveira Lima, contou que a ideia de ter um laboratório de análise clínica municipal é antiga e que ele ficou muito satisfeito de ver que o sonho está se tornando uma realidade.

UMA ECONOMIA

Ter um laboratório próprio para realizar os exames laboratoriais vai gerar uma boa economia, pois hoje o município tem um custo mensal com exames clínicos básicos em torno de quatro mil reais. “O laboratório vai gerar economia e um atendimento mais ágil à população”, destacou o secretário.

O Orçamento Impositivo possibilitou à secretaria de Saúde a verba para compra dos equipamentos para a montagem do laboratório.

ORÇAMENTO IMPOSITIVO

 A partir desse ano o legislativo municipal de Pinhão passou a ter o   Orçamento Impositivo,(Lei nº 2051/2019) um valor da receita do município que os vereadores definem a destinação. È uma decisão coletiva dos edis e na lei que implantou o Orçamento ela já define que a metade do percentual destinado ao Orçamento Impositivo será destinado às ações e serviços públicos de saúde e a outra metade em ações de livre aplicação.

INSTALAÇÃO

De acordo com Ivonei, os equipamentos são de última geração, com capacidade de realizar um volume grande de exames e com um custo em torno de cento e cinquenta mil reais e já foram licitados.

No primeiro momento o laboratório será montado no posto de saúde Central, o Postão.

“Com o laboratório realizaremos os exames básicos, ainda ficaremos dependentes dos laboratórios privados para os exames mais complexos como da área de imunologia. O laboratório nos trará agilidade, pois hoje o resultado dos exames leva de 3 a 7 dias, com o laboratório os resultados poderão sair no dia”, destacou Ivonei.

O laboratório vem de encontro à proposta do governo de realizar um trabalho na saúde de qualidade, com eficiência, inclusive no quesito custo benefício, “A nossa equipe de saúde tem se debruçado em encontrar fórmulas de trabalho que sejam eficientes, deem comodidade e qualidade de atendimento aos usuários a um custo menor.

Após um estudo a equipe concluiu que ter o laboratório era mais econômico e daria celeridade ao atendimento do usuário. Nós ficamos felizes, pois vemos o esforço da equipe em melhorar o serviço ofertado e podermos oferecer um melhor atendimento à nossa população”, afirmou o prefeito Odir Gotardo, PT.

AGENTES DE SÁUDE RECEBERÃO TABLET

A secretaria adquiriu 85 tablets que serão entregues aos agentes de saúde.

Como hoje a saúde está toda informatizada, os agentes estarão repassando os dados para o sistema já no momento que estarão fazendo as visitas, “Os tablets vem com GPS, assim poderemos monitorar e acompanhar o trabalho dos agentes de saúde, é mais uma ferramenta que vem para qualificar e dar agilidade ao atendimento que a secretaria de Saúde dá à população”, lembrou o secretário.

Compartilhe

Veja mais