O secretário municipal de Saúde do município de Pinhão -Pr, Alain Cesar de Abreu e a  farmacêutica Polyana do Amaral emitiram na quinta-feira, 29 de dezembro, nota explicativa sobre a falta de medicamentos.

De acordo com a nota medicamentos fundamentais e básicos para a saúde têm estado em falta não somente nas unidades públicas de saúde como também em unidades privadas e que a  causa da falta de alguns medicamentos é um problema  mundial gerado com a pandemia e agravado com a guerra da Ucrânia.

Destaca que a secretaria tem feito esforços para garantir que a população não seja afetada e atualmente contam com a participação no consórcio Paraná Saúde, que é responsável por abastecer grande parte dos medicamentos que são fornecidos na farmácia básica.

Informa que recentemente foram licitados 343 itens e que 150  deram como deserto ou fracassado na licitação e que a causa seria  problemas na importação de insumos essenciais para fabricação dos medicamentos.

A secretaria de Saúde não tem medido esforços para garantir que  o tratamento de saúde de seus pacientes não sejam afetados, finaliza a nota.


Compartilhe

Veja mais