Pinhão: A pinhãoense Zuzica conta sua história e causos sobre o município

Por Nara Coelho

Talvez muita gente no municipio de Pinhão/PR, não saiba quem é Zuzica, porém, se pedir para pensar numa senhora de 70 anos alegre, animada, que ama, fazer artesanato, crochê, tomar um bom chimarrão, bailar e viajar, muitas pessoas já vão lembrar da senhora Eloina Rios Iwasenko, que trabalhou muitos anos no Colégio Estadual Santo Antonio e acredita que o gosto por ler e escrever vem um pouco pelo contato com as crianças e jovens que teve durante os anos que trabalhou nas escolas do municipio.

LANÇAMENTO DO LIVRO ZUZICA

Isso mesmo, a já muito prendada e faceira Eloina, além das muitas coisas que faz, pois aposentadoria para ela nunca foi sinônimo de ficar à toa ou de ver a vida passar agora está se dedicando à arte de escrever.

O escritor Nobert Heinz, de Guarapuava, desenvolveu oficinas sobre a arte de escrever unindo crianças dos quartos e quintos anos das escolas municipais às pessoas da terceira idade, trabalho que despertou em várias pessoas o gosto por escrever, colocar no papel seu viver e olhar sobre a vida.

No dia 6 de junho, Nobert, que também realiza a edição de livros entregou a Eloina o seu primeiro livro, “Zuzica”, “Realizei um sonho. Zuzica conta a minha história, fala um pouco sobre o Pinhão, conta histórias de antes de eu nascer, que ouvi de meus pais e avós. Fala das brincadeiras do meu tempo de criança e conta algumas peraltices que fiz”. Devido à pandemia, a entrevista com a autora foi por WhatsApp, mas nos audios que ela enviou foi possivel sentir a alegria e emoção de ter em mãos seu primeiro livro.

AGORA VEM UM ROMANCE

Eloina contou que dos livros que a editora entregou a ela já vendeu todos, que alguns foram para General Carneiro. Quem quiser descobrir de onde vem o nome Zuzica terá que adquirir o livro. Para adquirir um exemplar é só entrar em contato com a autora pelo telefone, (42) 99979 – 8273.

Eloina diz que amou escrever e que o próximo livro será um romance, “Agora é trabalhar no segundo livro, que será um romance, na verdade já estou escrevendo. Quero agradecer ao Nobert pela paciência que teve comigo e ao Fatos do Iguaçu por estar me dando a oportunidade de divulgar o meu livro, muito obrigada”.

Naor Coelho

Naor Coelho, administrador de empresa, jornalista e o diretor responsável pelo Fatos do Iguaçu

Naor Coelho has 8857 posts and counting. See all posts by Naor Coelho

Faça seu comentário