Fotos/Divulgação/Agrária
Por Bárbara de Oliveira Miranda/Cooperativa Agrária Agroindustrial
_________________________________________________________
Para celebrar o Dia C, Dia de Cooperar, a Agrária realizou no último final de semana uma série de atividades nas instituições de assistência social atendidas em 2024 pelo PAIS – Programa Agrária de Integração Solidária. O programa existe há 21 anos e promove o voluntário por meio de ações executadas pelos colaboradores da Cooperativa.
No município do Pinhão, onde a Agrária tem uma de suas unidades de armazenagem, as atividades ocorreram na entidade Pequeno Anjo, que oferece suporte a pessoas com deficiência, atendendo desde bebês até idosos. A equipe trabalhou na confecção de fraldas infantis e geriátricas. “Sou voluntária do PAIS há quase 10 anos e posso dizer que de todo esse tempo nenhuma instituição me tocou tanto quanto a história do Pequeno Anjo.
Ações como essa mostram o quanto podemos doar para as pessoas, e não estou falando em dinheiro. Ouvi-las e ajudar na confecção de fraldas me fez olhar para vida com outros olhos, uma experiência que eu não teria se não fosse voluntária do PAIS”, declarou Josiane Camargo Borges, do departamento de Associações e Subvenções.
Em Guarapuava, a mobilização aconteceu na instituição Anjos Inocentes, que atua com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, oferecendo atividades culturais, educacionais e esportivas. Durante a tarde, os colaboradores da Agrária realizaram ginástica laboral e palestras sobre cuidados com os alimentos, educação financeira e sorteio de brindes.
“Foi muito gratificante poder proporcionar um momento de recreação, fazendo a diferença no dia de algumas crianças da instituição, ainda mais ao lado dos colegas de trabalho. Foi uma tarde marcada por momentos que nos fizeram muito bem”, declarou Josnei de Oliveira, colaborador da Agrária Óleo e Farelo e líder da equipe do PAIS que atende a entidade.
O Projeção, localizado no distrito de Entre Rios, foi outra instituição que recebeu os colaboradores da Agrária. Na entidade, que também trabalha com crianças e adolescentes carentes, foram feitas a pintura dos muros, a revitalização do espaço destinado à horta e a separação de uma doação de seis toneladas de feijão em porções menores, que serão distribuídas às famílias dos jovens que participam do projeto. “Decidir doar é transformar, nós do Projeção agradecemos a todos os colaboradores da Cooperativa Agrária por esse gesto de carinho conosco”, afirmou Cristiane Zuber, coordenadora do projeto.
Os colaboradores da Maltaria Campos Gerais, em Ponta Grossa, também aderiram ao Dia C. Eles estiveram na ASSERTE – Associação Artesanal do Excepcional de Ponta Grossa para ajudar na reforma da instalação elétrica de sua sede. Além disso, auxiliaram com doações e atuaram como voluntários na festa julina realizada no sábado, dia 06. “Foi um imenso prazer ter ajudado, nos divertimos muito com o pessoal da ASSERTE. Me senti grato por contribuir, pois não imaginava a imensidão do projeto”, revelou Luiz Henrique Felix Moreira, colaborador do departamento de Manutenção Elétrica.
A Cooperatriz, cooperativa escolar fundada pelos alunos do Colégio Imperatriz Dona Leopoldina, também fez sua parte. Durante a festa junina, que ocorreu no dia 30 de junho, os jovens cooperados arrecadaram alimentos não perecíveis, que foram doados ao Hospital Semmelweis, em Entre Rios. A instituição de saúde, mantida pela Agrária, possui convênio com o SUS (Sistema Único de Saúde) e presta atendimento ambulatorial e clínico a toda comunidade.
Sobre o PAIS
Criado em 2003, o PAIS já beneficiou 78 entidades com suas ações. Anualmente, o programa realiza campanhas que incentivam a doação de alimentos, agasalhos e produtos de limpeza e higiene pessoal. Destaque para campanha de venda de panetones, em que o valor arrecadado é destinado às instituições atendidas durante o ano.