O sentido da palavra pai vai muito além daquele encontrado nos dicionários (pai= genitor, ou progenitor, a relação com os filhos naturais ou adotivos), é muito mais abrangente. Exemplo, legado, ensino, amor, cuidado, proteção, e outros mais, englobam o privilégio e ao mesmo tempo, o desafio de ser pai.

Ser pai está acima de sua profissão, antes de um excelente profissional, os filhos precisam de um excelente pai. No afã de darem as melhores condições financeiras aos filhos, muitos pais falham na sua primeira tarefa – ser pai. Antes de estabilidade financeira, de brinquedos e outros mais, os filhos precisam de estabilidade familiar, da figura paterna.

Os filhos precisam de pais que os amem com atitudes e palavras e de pais que amem a mãe deles. Ser um pai eficaz e intencional exige tempo com qualidade. Um pai de verdade, elogia o filho, mas também admoesta quando necessário. Ser pai é ser presente e não simplesmente dar presente.

A presença do pai precisa ser transformadora, abençoadora, e quando afirmo isso, afirmo para o bem. Infelizmente a presença de muitos pais tem sido transformadora, mas para o mal, são exemplos no que não deve ser feito. É claro que o filho que teve um péssimo pai tem a oportunidade de mudar isso, sendo um excelente pai no futuro.

Diante de tudo isso creio que todos os pais, inclusive eu, precisamos reconhecer que no dia a dia, há coisas a serem melhoradas, renovadas, reafirmadas em nós. Somos pais em obras, em processo de aprendizado. Ser o melhor pai, não é afirmar que sabe tudo e sim reconhecer que precisa melhorar a cada dia.

E na tarefa de ser pai, o melhor Pai do Mundo –DEUS, nos guia, nos dá sabedoria, força, ânimo para cumprirmos nossa missão neste mundo. Precisamos e carecemos da ajuda do ETERNO para sermos pais com excelência. Deus abençoe a todos os pais.

Rev Sandro – pai do João Paulo e Jorge Henrique e Pastor da Igreja Presbiteriana do Pinhão

Compartilhe

Veja mais