AEN-PR: O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta quarta-feira (27) o decreto nº 3.532/2023 , que cria a 10ª Companhia Independente de Polícia Militar em Laranjeiras do Sul. A nova unidade será responsável por dez municípios da região (Laranjeiras do Sul, Marquinho, Nova Laranjeiras, Cantagalo, Laranjal, Palmital, Goioxim, Rio Bonito do Iguaçu, Porto Barreiro e Virmond) e atenderá aproximadamente 106 mil habitantes.

Com a alteração, o 16º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Guarapuava ficará responsável pelo policiamento de 14 municípios: Guarapuava, Turvo, Campina do Simão, Pinhão, Reserva do Iguaçu, Candói, Foz do Jordão, Pitanga, Mato Rico, Santa Maria do Oeste, Boa Ventura de São Roque, Manoel Ribas, Nova Tebas e Prudentópolis. Antes, a unidade também atendia a região de Laranjeiras do Sul.

A 10ª Companhia Independente de Polícia Militar em Laranjeiras do Sul corresponderá à 8ª Área Integrada de Segurança Pública (AISP), que é forma como o estado é dividido para análise criminal.

“É um avanço para a segurança pública, que recentemente foi contemplada com novo efetivo, equipamentos e viaturas. Agora, contará também com uma unidade estratégica, o que tende a reforçar todas as ações desenvolvidas para a região. A Companhia trará maior autonomia e um policiamento cada vez mais próximo ao cidadão”, afirmou o secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira.

PONTA GROSSA – O decreto também cria o 4º Comando Regional de Polícia Militar em Ponta Grossa, que ficará responsável pelas seguintes unidades: 1º BPM Ponta Grossa, 16º BPM Guarapuava, 26º BPM Telêmaco Borba, 27º BPM União da Vitória, 8º Companhia Independente de Polícia Militar de Irati e 10ª Companhia Independente de Polícia Militar de Laranjeiras do Sul.

Compartilhe

Veja mais