O grupo pinhãoense recebeu o convite para participar do 15º encontro em outubro, na cidade mineira de Poços de Caldas

Entre os dias 12 e 15 de maio, um grupo de idosos de Pinhão e mais a equipe de apoio, formada pelos técnicos do Centro de Referência de Assistência Soical (Cras), as assistentes sociais Iara de Oliveira e Franciele Antunes Camargo, o psicólogo Ricardo Almeida e a secretária de Assistência Social, Lucimere Terleski de Oliveira, estiveram na cidade capixaba de Aracruz para participar do XIV Encontro Nacional Dedo de Prosa da Melhor Idade, promovido pela Dedo de Prosa Produções que reuniu mais de 2.000 pessoas.

O Dedo de Prosa é o primeiro programa da televisão brasileira voltado para a terceira idade e completará 16 anos no ar em setembro de 2016. Com uma programação de entretenimento e espaço de discussões sobre o envelhecimento ativo da população, com quadros de culinária, entrevistas, atrações culturais e muita interatividade com o telespectador.

É apresentado pelo jornalista Juarez Elisiário e é transmitido aos domingos, às 9 horas, terça-feira às 13 e 20h15, quinta-feira às 13 horas e sábados às 19 horas pela TV Horizonte, de Belo Horizonte. E reúne semanalmente na plateia integrantes de grupos de convivência da terceira idade. Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Amapá, Bahia, Paraíba, entre outros, já participaram do programa.

O quadro de maior sucesso é ‘Colcha da Fraternidade’, inicialmente tinha a proposta de valorizar uma atividade comum dos idosos, sobretudo das mulheres idosas, que é a prática do tricô, mas em função da crescente quantidade de quadradinhos de tricô enviados ao programa por telespectadores de todas as regiões do Brasil e pela repercussão gerada, o quadro foi remodelado. Uma professora de tricô e uma integrante do grupo de terceira idade participante do programa, emendam os quadradinhos envidados formando assim a colcha de tricô.

Em 2003, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil realizou a Campanha da Fraternidade, cujo tema despertou a situação das pessoas idosas. Como forma de agradecimento e homenagem à Igreja Católica pela realização desta campanha, foi feita a entrega de uma colcha ao então presidente da CNBB, Dom Geraldo Magela Agnelo. Outras três colchas foram entregues em mãos ao Papa João Paulo II. A cada programa é doada uma colcha para o grupo participante ou a uma entidade indicada pelos telespectadores. A distribuição das ‘Colchas da Fraternidade’ continua a cada semana. Qualquer pessoa pode indicar uma entidade na sua cidade para recebe-la, basta entrar em contato com a produção do programa pelo fone (31) 3413-7507 / 9123-5341 ou pelo e-mail: [email protected].

PINHÃO

A Secretaria de Assistência Social contribuiu com o transporte até o aeroporto de São José dos Pinhais, o translado de avião ida e volta, alimentação e hospedagem foi bancado por cada participante. Os idosos pinhãoenses realizaram a apresentação de uma dança gauchesca, levando um pouco da cultura da região, também brindaram o apresentador com uma cesta de produtos típicos do município e outros relicários.

Lucimere conta que é um evento realizado duas vezes por ano. São organizadas muitas atividades como passeios, palestras, ginástica, oficinas para aqueles que trabalham com idosos em seus municípios e shows com artistas renomados. “Nesta edição nossos idosos tiveram a oportunidade de assistir o show das Irmãs Galvão. A alegria e o entusiasmo dos participantes era muito grande e contagiava a todos. Havia uma caravana de Tocantinópolis, município de Tocantins, que levaram cinco dias de viagem sem perder o pique. A maioria do nosso grupo estava viajando de avião pela primeira vez”.

MINAS GERAIS

E o grupo pinhãoense recebeu o convite para participar do XV Encontro Dedo de Prosa da Melhor Idade que será realizado em outubro, na cidade mineira de Poços de Caldas. “Vamos nos organizar para podermos participar mais uma vez. Vamos receber inscrições para que Pinhão mais uma vez se faça presente. Todos os idosos, independente de participarem ou não de um dos projetos sociais, poderão participar. Entre as atrações estará o cantor Jerry Adriani e a cantora Martinha”.

A secretária salientou que o objetivo do Cras para este grupo é fazer com que eles aproveitem a vida, pois já contribuíram com a sociedade. “A vida não termina quando eles ficam com uma idade mais avançada. Eles podem aproveitar para viajar, fazer novas amizades, conhecer muitos lugares, interagir com outros grupos, realizar atividades que não foram possíveis em outros anos”, finalizou Lucimere.

Compartilhe

Veja mais