A superficialidade é uma marca bem presente em nossos dias. Raso e superficial são sinônimos, em relação as pessoas, significa ser alguém sem profundidade, superficial, sem fundamentos seguros e profundos. Não estou aqui afirmando que todo mundo é raso, mas todo mundo conhece alguém que é raso, ou ainda há de se reconhecer que em algum momento já foi raso em algum ou mais aspectos da vida. O grande problema é quando a pessoa é rasa e orgulhosa, aí é a ignorância ao quadrado.
O raso orgulhoso não aceita nenhum tipo de repreensão, mesmo que tal repreensão seja para o seu bem. A pessoa rasa orgulhosa só quer ouvir o que lhe convém, rejeita qualquer opinião contrária a sua, considera a sua verdade como sendo melhor que a dos outros mesmo que a sua verdade seja uma mentira. Gente rasa apela, xinga, fica de mal pela falta de argumentos.
Não é difícil encontrar pessoas rasas e orgulhosas, não é questão de julgar as pessoas, mas sim de ver os frutos, as consequências de suas atitudes, a sua vida revela sua superficialidade, os outros veem, mas ela mesma não enxerga. Via de regra, a pessoa rasa não aprende com seus erros porque não consegue vê-los devido ao seu orgulho. A pessoa rasa orgulhosa está sempre falando mal dos outros, é movido pela inveja, quer sempre parecer e precisa parecer algo que não é. A pessoa rasa é aquela que pode até ser bem vista lá fora, mas dentro de casa é insuportável, péssimo filho, péssimo pai ou mãe, péssimo cônjuge.
A pessoa rasa e orgulhosa fica #chateada quando seus argumentos são questionados por serem rasos. Tem mais, o raso sem argumento fica tachando os outros de tudo e mais um pouco, sem ouvir e entender o que o outro falou, sem avaliar os fundamentos. Temos visto isso na esfera política, até na saúde criaram duas gangues rivais, os anti e os favoráveis a vacina.
Sinceramente essa polarização que temos visto é muito superficial e rasa. Este ano certamente vai aparecer gente com uma conversa rasa e mentirosa tentando angariar seu voto, pesquise, confronte, avalie profundamente, não caia em propagandas enganosas, frases e promessas prontas, que se repetem sempre, mas que não se transformam em algo concreto e útil. Enfim, cave mais fundo, no sentido de que, as bases de sua vida, sejam profundas e fortes, para que diante das tempestades da vida, das lutas e dificuldades, você permaneça firme e seguro.
Assim como a base, o alicerce de uma casa não pode ser raso, para não ruir, a sua vida, o que guia você, o que move você a ser quem você é, a fazer o que você faz, não pode ser raso, precisa de profundidade, de excelentes fundamentos. O fato de você reconhecer que tem muito a amadurecer, a aprender, todos os dias, já demonstra profundidade. O fato de não se enraivecer com críticas e aceitar os bons conselhos, que as vezes vão na contramão do que você queria, é sinal de profundidade.
Na verdade, o fato de reconhecer que precisa melhorar a cada dia em todas as esferas, é sinal de que está melhorando e se aprofundando mais. Neste grande desafio de vivermos a vida com mais profundidade e relevância, desfrutando de cada momento, precisamos da ajuda do Alto, Ele nos ajuda a vencermos a mediocridade e superficialidade, e assim vivendo uma vida Maiúscula.
Rev Sandro – Pastor da Igreja Presbiteriana de Pinhão
CLIQUE AQUI PARA LER OUTROS ARTIGOS