Francisco Carlos Caldas

Nos tempos que tínhamos maior militância política, nos deram alguns rótulos, como entre outros de RADICAL, só porque éramos, somos e seremos, intransigentes no campo dos princípios. E não gostamos, do tudo ou nada, oito ou oitenta, do vale tudo,  de polarização, do comunismo e privilégios exploratórios;   das coisas só do ponto de vista do Maniqueísmo, ou seja do  dualismo do Bem  e Mal.

Na madrugada do dia das eleições de 1992, o nosso parente Dr. João Maria Mendes de Lima, que fisicamente nos deixou no dia 1º/06/22, nos fez uma visita de surpresa e nos fez uma previsão, que nós não iríamos vencer o pleito nas eleições majoritárias, e que faltou  a este ora escriba e pensante, “jogo de cintura”, “jinga”, não tendo usado o termo flexibilidade. E ainda disse: quem diz verdades, quem é franco/sincero, posições claras arruma desafetos; quem dá presentes quem é generoso conquista amizades e outros valores positivos.

Desse legado, e outras leituras e reflexões, nos esforçamos para nos afastarmos de extremismos, polarizações, e qualquer extremo, de esquerda ou de direita, daí, nas eleições presidenciais de 2022, não estarmos nem Bolsonaro nem Lula, e muito respeitamos ambos,  e em princípios vamos votar para Simone Tebet, do MDB – 15. Meu filho é eleitor e cabo eleitoral de Ciro Gomes, PDT-12, que é muito inteligente, conhecedor das coisas, tem passado limpo e de boas gestões e legado, só que é muito descontrolado, agressivo, e tem algumas posições um tanto radicais, como por exemplo querer taxar heranças em 29%, quando hoje, por exemplo a alíquota de ITCMD é 4%, e muitos estão deixando de fazer inventários e se agravando situações documentais e sucessórias.

E hoje vem se articulando um tal de holding familiar, para se enfrentar e atenuar essa problemática, mas que se tem que ter um pé atrás com condomínio (coisa em comum), sociedade, onde até as conjugais e de fato (de união estável), estão difíceis de se manter, que o diga, o elevado número de casais que se separam, se divorciam.

Na linha acima, não somos nem estamos pessimista nem otimista, mas apenas realista esperançoso como pregado pelo grande e saudoso Ariano Suassuna, autor do Auto da Compadecida.

Em Pinhão, Reserva do Iguaçu, Paraná e Brasil, estamos na OPOSIÇÃO e com muito respeito, aos Prefeitos eleitos dos citados Municípios (José Vitorino Prestes e Vitório Antunes de Paula), ao Governador  Carlos Massa, e ao Presidente Bolsonaro.

Ouvimos na sessão ordinária da Câmara de Pinhão, do dia 30 de maio de 2022, relatos de um vídeo rotulando que  quem é da OPOSIÇÃO em Pinhão, são tudo umas jaguaradas. Isso deve ser  algum equívoco, brincadeira e gravações indevidas, de conversas informais e confidenciais, que é comum saírem generalizações   injustas e besteiras. Mas se tais efetivamente ocorreram, são manifestações ofensivas extremas, infelizes, injustas, como hoje o são ficarem chamando o Presidente Bolsonaro, de Bozo, genocida, fascista, psicopata; ou ex-Presidente Lula, de Luladrão, de bandido ou coisa do gênero, pois, essas avaliações e julgamentos não estão ao nosso alcance, pois, de fato não conhecemos os processos e enrascadas que se meteram, e o melhor ou o menos pior, é nos preocuparmos com Pinhão e Reserva do Iguaçu,  que melhor conhecemos o passado, os feitos, as competências, virtudes e  fraquezas de cada um, e como tal, em relação a isso temos mais MECANISMOS DE DEFESA e de enfrentamento de fake news, e tantos besteiras e bobagens lançadas em Redes Sociais.

Para encerrar a reflexão, se Bolsonaro se elegeu uma vez Vereador, 7 vezes Deputado Federal pelo RJ e Presidente da República; se Lula, se elegeu Deputado e duas vezes Presidente do Brasil  e elegeu sucessora, se José Vitorino Prestes, se elegeu uma vez Vice-Prefeito e 3 vezes Prefeito, se eles são incompetentes e/ou sem méritos, nós somos o que? Quem for mais competente e virtuoso, sem ou de poucos pecados, que atire a primeira pedra e se candidate para alguma coisa e sentir o que é bom para tosse, e se chegar lá, os efeitos de estar vidraça, vitrine e poder!

(Francisco Carlos Caldas, advogado, municipalista e cidadão).

Clique  👉 AQUI   – PARA LER OUTROS ARTIGOS

Compartilhe

Veja mais