Francisco Carlos Caldas

O pai deste escriba e pensante, ficou sem pai aos 8 anos e sem mãe Mossica Francisca de Oliveira Lima Caldas, com 17/18 anos, perdas em 1917 e  1926/7 o que significa dizer que não convivemos com avós paternos; só conhecemos seus  nomes e histórias de vida. Vó Chica, mãe de 9: 6 mulheres e 3 homens.

Pelo lado materno meu avó Francisco Alexandre Dellê, nascido em 1890,  faleceu em 20/08/1944 com 54 anos e  sua esposa, nossa avó Querubina Rocha Dellê,  filha de  Antonio Prestes de Carvalho e  Cândida Prestes/Silvério de Almeida, neta de   Antonio Carvalho da Rocha e Maria Rita Prestes de Araújo, bisneta de  João Carvalho de Assunção e Maria  Francisca Rocha, trisneta do Capitão Antonio da Rocha Loures e Joana Maria de Lima (sobrinha do Padre Chagas); nascida em 1895 e que faleceu em agosto de 1961, com 66 anos de idade, tendo os mesmos deixados de 11 filhos, 33 netos  mais de 100 descendentes, e um GRANDE LEGADO de realizações,  bondades e virtudes.

Pelas circunstâncias acima e como nascido em 1955, só conhecido Vó Querubina, e lembranças dela quando tinha 5 ou 6 anos, já que dizem que só coisas de depois de 4 anos de idade que a gente guarda/lembra de ocorridos.

De lembrança de 2 anos de algumas visitas a Vó Querubina, e histórias que já ouvimos dela, a temos como uma das MULHERES MARAVILHOSAS de Pinhão. E o que nos inspirou a fazer esta escrita foi a releitura do Livro lançado em 3/09/2023  de Francisco Dellê, também neto de Querubina.

A imagem e legado que temos da Vó Querubina é algo fabuloso e meio que indescritível. As bolachinhas industrial que vinham em latas que depois era usadas para guardar banha, e  outros carinhos que ela  nos dava, e que recheadas por afeto e carinho nos  levavam as nuvens e quase céu .

Vó ou Vovó Querubina além de imenso amor e dedicação a filhos e netos, era no seu tempo e espaço e na nossa idiossincrasia também  uma espécie de  Irmã Dulce, Madre  Tereza de Calcutá, pois, de imenso amor e dedicação aos descendentes, convivia e amparava carentes, entre os quis:  Ana de Oliveira (Ana Preta), sinhaninha Correntina, Milla. Vovó Querubina, e na linha do  Bolo do Abílio contada por Francisco Dellê, na página 211/212 do seu livro, tinha o coração maior que o corpo.  Algo na linha de generosidades e amor ao próximo  de uma Felicidade Dellê, que com o seu esposo Alcebiades Ferreira Gonçalves, amparavam e davam teto a  muitos  carentes, entre outros: Carminha, Sirlei, Cau, Pelé, Nha Maria, Maneco Mudo; a um também Rocha, Zorardo de Deus Rocha (sobrinho de Querubina) que  fez história em Pinhão, e ajudas e amor ao próximo.

Na história de Pinhão, além da Xodó Vovó Querubina, há muitas outras mulheres maravilhosas, entre as quais e para não se alongar, destacamos, Felicidade Dellê, parteiras Corá, Tereza Ressai, professoras Clara Passos Ferreira (Clarinha), Maria Francisca Silveira, Judith da Rocha Bueno, Eunice Dôliveira Lima; mães Eugenia da Silva Fontoura, esta última com nome de rua no Bairro Dona Áurea (Bitur); Matilde  Mendes de Lima, que se mudou para Curitiba, e com muita garra, trabalho e determinação, conseguiu formar 3 filhos: um médico, o saudoso Dr. João Maria Mendes de Lima, falecido em 1º/06/2022, odontólogo FrancIsco Mendes de Lima e o agrônomo Luiz Mendes de Lima. Dona Matilde, (prima de minha mãe Georgina)  também deve ser Xodó de Vovó, para Rodrigo e Rodriane Dellê Lima e outros, e não há aqui  espaço para enaltecer outras Xodó de Vovós  e MARAVILHOSAS MULHERES.

Por essas e outras situações que já escrevemos e foi publicado no Jornal “Fatos do Iguaçu” em 7/06/2021 a crônica “Mulheres no Comando” e em 22/11/2021 destacamos algumas beldades, mas aqui nesta reflexão, as belas de espírito, de luta, trabalho, determinação, generosidade e virtudes do gênero.

Pinhão passa por algumas turbulências, com medidas protetivas a mulheres  que precisam  se valer da Lei Maria da Penha, de Ações de Alimentos e outras medidas para mãe criarem filhos com atendimentos de necessidades ao menos mínimas, e disso veio uma espécie de onda de eventos, de se criar Procuradoria da Mulher, Secretaria Municipal da Mulher, que vai ter um orçamento de um milhão de reais para o ano que vem (2024), e o assunto tem sido objeto de  embates pesados na Câmara de Vereadores de Pinhão, como o ocorrido na sessão do dia 6/11/23, e aqui se chama à atenção para que seja mudado o foco, para o que é efetivamente ESSENCIAL, e que seja cessado ou diminuído gastanças com bobagens, supérfluos, ostentações, politicagens, showmícios, incoerências e hipocrisia na garupa de  BOA CAUSA que é apoio/amparo as mulheres, e até e entrando em seara delicada e de susceptibilidades para que restos mortais de mulheres maravilhosas como as acima citadas  entre outras dessa linhagem e envegadura, não se mexam nos seus sepulcros.

Francisco Carlos Caldas, advogado, municipalista, CIDADÃO) .

Clique 👉 AQUI   – PARA LER OUTROS ARTIGOS


Compartilhe

Veja mais