Ouça a crônica:

Não devemos querer abraçar o mundo com as próprias pernas. Sim, esse conselho é mais velho do que andar pra frente. Aliás, essas palavras continuam atuais, bem mais do que gostaríamos.

Explico-me: todos nós ouvimos inúmeras vezes, uma e outra pessoa, chamando a nossa atenção para a importância de procurarmos estar sempre atualizados, para nos esforçarmos em ficarmos sempre muito bem informados sobre os últimos acontecimentos. Meu Deus! E o pior é que não são poucos os caiporas que falam isso, da importância disso, e falam o tempo todo.

Todavia, esse é mais um daqueles enganos que foram paridos e disseminados pela mentalidade modernosa que, em alguma medida, domina a nossa maneira de ver a realidade e de encarar os problemas que a vida nos apresenta.

Sim senhor! Essa mania enlouquecedora de querermos ficar o tempo todo a par das últimas notícias que foram divulgadas pela grande mídia, ou disseminadas pelas redes sociais, literalmente perverte o nosso senso das proporções e, de quebra, acaba por mutilar nossa capacidade de compreensão.

Perverte e mutila porque esse mau hábito de ficarmos antenados com as últimas publicações do momento não é muito diferente da curiosidade indiscreta de um mexeriqueiro que quer estar por dentro de todas as fofocas, principalmente as mais cabeludas que estão sendo sussurradas pelos quatro cantos do condado.

Ora, meu caro Watson, tanto o fascínio pelas notícias, quanto a inquietação frente às picuinhas, nos levam a dar uma importância desmedida àquilo que é apresentado a nós como sendo uma “novidade”, ao mesmo tempo que nos faz ignorar o real conteúdo das ditas cujas.

Por essa razão que, conforme nos ensina o filósofo romano Epicteto, uma das tarefas mais importantes que temos de realizar em nossa vida é a de simplesmente distinguirmos as questões e assuntos que realmente nos interessam, porque podem nos aprimorar como pessoa, de tudo aquilo que apenas suga o nosso tempo e as nossas energias.

Escrevinhado por Dartagnan da Silva Zanela

https://sites.google.com/view/zanela

Inscreva-se [aqui] para receber nossas notificações.


Compartilhe

Veja mais