Estação de Tratamento da Sanepar em Pinhão | Foto: Nara Coelho/Fatos do Iguaçu

Redação Fatos do Iguaçu com Assessoria

A Sanepar informa que continua trabalhando para normalizar todo o sistema de abastecimento de Pinhão. Neste sábado (23), o fornecimento de água continua sendo feito pela captação do Poço do Gato, o que permitiu o abastecimento para vários imóveis localizados na parte baixa da cidade e garantiu o atendimento de, aproximadamente, 50% da população.

A previsão é de que, gradativamente, outros pontos da cidade comecem a receber água. A empresa também reforçou o abastecimento com o uso de caminhões-pipa e distribuiu, em vários pontos da cidade, 30 reservatórios para o armazenamento de água, visando facilitar o acesso dos moradores à água tratada. 

O elevado índice de turbidez da água (excesso de barro), provocada pelas fortes chuvas, obrigou a Sanepar a paralisar, nesta sexta-feira (22), a captação no Rio Tapera, prejudicando o abastecimento na cidade. Técnicos da empresa continuam monitorando o rio e trabalhando para restabelecer o funcionamento da unidade o mais rápido possível.

Com a retomada da captação no Rio Tapera, a empresa deve garantir 100% do abastecimento. A Sanepar alerta que em situações como esta, é fundamental que a população que já está sendo abastecida, use a água de forma racional, priorizando a alimentação e a higiene, sem desperdiçar.

  

Compartilhe

Veja mais