O legislativo de Pinhão/Pr tem buscado formas e caminhos para garantir que a desativação e venda da Vila Residencial da Copel -Companhia Paranaense de Energia na comunidade de Faxinal do Céu não venha a produzir grandes estragos na vida socioeconômica da comunidade que se formou em torno da Vila Residencial, e para a preservação e garantia que o Jardim Botânico não perca seu papel de ser um espaço aberto a pesquisas e preservação de espécies da fauna e flora.
Encontro com a Unicentro
No dia 24 de junho, o vereador e presidente do legislativo municipal de Pinhão, Israel de Oliveira Santos (PT) acompanhado do vereador Elias Prestes (PP), e do secretário municipal de Finanças Cleverson Muhlstedt dos Santos, foram até a Unicentro e se reuniram com o Reitor Prof. Fabio Hernandes, o Vice-Reitor Prof. Ademir Juracy Fanfa Ribas e os representantes das Coordenadorias de Convênios Fabio Horst, Relações Institucionais Prof. Marcio Fernandes e Procuradoria Jurídica Dr. Marcelo Roldão.
Buscando apoio da Unicentro
Os vereadores e o representante do executivo declararam que a questão de Faxinal do Céu e consequentemente do jardim Botânico é um assunto de interesse público que envolve diretamente a vida de muitos pinhãoenses, mas também mexe num legado histórico, cultural e ambiental dos paranaenses, sendo assim, eles destacaram a importância da Unicentro estar envolvida no processo.
Posição da Unicentro
O reitor Fabio Hernandes deixou claro que a Unicentro está disposta a firmar parceria com o municipio e com a empresa para estar com a universidade atuando e cuidando do Jardim Botânico, “A Unicentro, como uma entidade pública que preserva e que também quer transmitir conhecimento, vê o Jardim Botânico como um grande centro de pesquisa e instrumento para a formação educacional, dessa forma, preservar o Jardim Botânico e tudo que tem ali, é nossa obrigação. Enquanto Gestor da Universidade eu gostaria muito que a sociedade de Pinhão não perdesse esse patrimônio, e que ele possa ficar aberto para a comunidade, para todos”.
Pauta de trabalho
Ficou definido na reunião que em parceria Unicentro, legislativo e executivo realizarão reuniões, estudos e audiências públicas para a construção desse processo, que requer um aprofundamento maior com relação aos procedimentos a serem tomados, que envolvem desde articulações entre órgãos públicos e privados até questões legais, captação de recursos e gestão da estrutura.
Israel considerou a reunião muito produtiva, “Já é um grande avanço, começamos do nada e hoje já temos um caminho, vamos amadurecendo a ideia e expandindo as discussões para construirmos essa caminhada, e a participação da Unicentro é fundamental nesse processo”.
Fonte: site Câmara Municipal de Pinhão/Pr. | Foto: Ascom/CMPho
LEIA TAMBÉM: