Os 29º Jarcans, Jogos Abertos da Cantuquiriguaçu, que este ano estão acontecendo no município de Pinhão, foi dividido em 3 etapas.

A primeira aconteceu de 11 a 15, com a realização de jogos de 12 modalidades, todos com a cobertura do Fatos do Iguaçu, sendo que 33 foram transmitidos ao vivo pelo canal da TV Fatos no  Youtube e dois pela página do Facebook do Fatos do Iguaçu, onde estão as fotos que foram feitas pela equipe do Fatos do Iguaçu.

Campeira

No final de semana de 20 a 22 acontecem as provas campeiras, que são as provas da tradição gaúcha, as provas de laço.

Dos 19 municípios que estão participando do Jarcans, 16 estarão com as suas equipes acampadas no Parque Coronel Lustosa, disputando as melhores colocações na pista de laço

As provas da campeira são divididas em 17 categorias de disputas: Autoridade, Patrão, Capataz, Equipe Masculina, Equipe Feminina, as Duplas Prenda Juvenil, Piá, Guri, Rapaz, Irmão, Pai e Filho, Xiru, Veterano, Vaqueano e Peão.

Vaquinha Parada

 Como a proposta é desde a mais tenra idade ir ensinando as tradições gaúchas e levar os pequenos a gostarem de laçar e participar dos rodeios  nas provas Campeiras tem a modalidade Vaquinha Parada.

A disputa da Vaquinha Parada está dividida nas categorias: Prendinha, Bonequinha, Piazinho, Piazito.

A Vaquinha Parada será narrada pelo apresentador da Web Rádio Fatos, Marco Chumbinho, que apresenta toda quarta-feira, das 20 às 21 horas o programa Encontro com Marco Chumbinho

Braço de Ouro

Na modalidade Braço de Ouro, disputam os que se destacaram nas suas categorias. Nesse momento, um piazito, disputará por exemplo com um lançador da categoria Patrão.

Pinhão terá representante em todas as categorias das provas Campeiras.

Programação

A partir das 13 horas, sexta-feira, 20, acontecerá a recepção das equipes, às 13h30 já iniciam algumas provas.

Às 19 horas terá Abertura Oficial e logo após continuam as competições. A Vaca Parada, será às 8h30, no sábado, 21 no espaço dos Remates e às 9h no domingo, 22.

Fatos do Iguaçu estará lá

Jarcans 2023, tem a cobertura completa do Fatos do Iguaçu, que estará com uma equipe acompanhando os três dias das provas Campeiras, da abertura oficial, as armadas, você poderá acompanhar ao vivo pelo canal da TV Fatos no Youtube.   

Última etapa

A terceira e última etapa do Jarcans acontecerá no final de semana de 27 a 29, com as semifinais e finais do Futebol de Campo, Futsal e Futebol 7, com a disputa dos jogos de Bolão, Truco, Poker e Tênis de Mesa.

Nessa etapa a TV Fatos, estará lá levando ao vivo para você as emoções das disputas finais.


Compartilhe

Veja mais