Francisco Carlos Caldas

O  ideal é não ter  inimizades principalmente  com vizinhos, mas vezes há circunstâncias  meio que  inevitáveis, salvo se você for um omisso, egocêntrico,  alienado, dominado,  vulnerável, caixa de pancada, que aceita opressões, injustiças, enriquecimentos ilícitos, bandalheiras e males do gênero.

Em tudo e na política não há como servir a dois senhores e o agradar a todos. Isso é até bíblico (Mateus 6:24-26) e nem Cristo agradou a todo mundo que o diga o que fizeram com ele.

E essa de quando te derem um tapa numa face, ofereça a outra (Mateus 5:39-47 e Lucas 6:29-30), tem que saber bem interpretar o sentido, que não é o da covardia ou  não exercício da legítima defesa, mas de ter equilíbrio e inteligência de não fazer vingança, descer ao nível do agressor, do meliante, inclusive fazendo uso da Parábola dos Talentos (Mateus 25:14-30).

Este ser por ter lado, posicionamentos, e de atuação política já teve várias inimizades, tem atualmente 7, duas  que não mais tem domicílio em Pinhão e os 5 que estão por aqui e que nas eleições de 2024 estavam todos de um mesmo lado e que venceu. E fora os só de antipatias recíprocas, também vários desse mesmo lado e que perderam eleições de 2016 e 2020, e que estão  no mando de algumas secretarias.

Outra coisa interessante, dos outros dois lados que perderam as eleições majoritárias de 2024 em Pinhão, não temos nenhuma inimizade política, só divergências ideológicas, de organização, disciplina e gestão.

Muitas vezes só pelo fato de você ter posicionamentos, coragem, de não se  omisso, neutro, “bundão”, egocêntrico ou  medroso para não dizer “cagão”, só com isso você já arruma  inimizades e antipatias,  mas tem que se ter lado.

Agora independentemente disso tudo, tratar bem, com respeito, justiça as pessoas, é algo que tem que vir de  educação berço (da família), em que a escola com maior conhecimento, organização, disciplina e gestão, melhora, aperfeiçoa.

A respeito de inimigos, inimizade, temos no nosso ABCEDÁRIO alguns pérolas de pensamentos eloquentes, dentre as quais transcrevemos alguns::

Perdoe seus inimigos, mas não esqueça seus nomes.” (J. Kennedy).

“Devemos ter amigos que nos ensinem o bem. E perversos e cruéis inimigos que nos impeçam de praticar o mal.” (filósofo Diógenes);

A maior vingança contra um inimigo é perdoá-lo. Mate-o dentro de si. Os fracos matam o corpo dos seus inimigos, os fortes matam o significado deles dentro de si. Os que matam o corpo são assassinos, os que matam o que eles representam são sábios”. (Livro “O Vendedor de Sonhos, de Augusto Cury, pág. 144).

Você tem inimigos? Ótimo. Isso significa que você defendeu algo em algum momento de sua vida”.  (estadista Winston, CHURCHILL)

Quem tem meus inimigos como amigos, não precisam de inimigos para mais cedo ou mais tarde terem problemas.” (Abelardo Maranhão).

Abordagem delicada mas catequética, educacional de cidadania e necessária para reflexões e atenuar as mazelas, incoerências,  crise e inversão de valores que estão fazendo  e vão fazer mais estragos em Pinhão, e na linha do “Diga-me com quem andar que dir-te-ei que és.”, e importância de andar bem acompanhado como estamos aqui de maneira mais efetiva desde 9/3/81.

(Francisco Carlos Caldas, advogado, municipalista e CIDADÃO).

PARA LER OUTROS ARTIGOS – CLIQUE AQUI

 

Compartilhe

Veja mais