95 idosos com mais de 90 anos serão vacinados em casa
O município de Pinhão-P, recebeu mais uma remessa de 100 doses da vacina CoronaVac, de acordo com o coordenador da sala de imunização da secretaria de Saúde do município, Samoel Ribeiro.
VACINAS PARA OS CENTENÁRIOS
As 100 doses já vieram com a determinação de serem aplicadas nos idosos com 90 anos ou mais.
Segundo ele, a determinação já veio do Ministério de Saúde, a explicação é que está muito alto o número de contaminação e óbitos nessa faixa etária, por isso a necessidade de alterar nessa remessa o foco da aplicação das vacinas.
OS IDOSOS SERÃO VACINADOS EM CASA
Pelos dados do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o municipio de Pinhão/PR tem 95 idosos de 90 anos ou acima, e receberão a vacina em sua residência.
NÃO TRAGAM OS IDOSOS NO POSTO
As vacinas vieram em frascos de 10 doses, após abertos, as doses têm validade de apenas 8 horas, assim, essas devem ser aplicadas de forma rápida, “Estamos fazendo o levantamento com os agentes comunitários de saúde onde moram esses idosos, vamos organizar um cronograma e uma logística e iremos nas casas para garantir o cuidado e proteção dos idosos e para evitar o desperdício de doses da vacina, pois conseguir cada dose está sendo um processo bem dificil”, destacou Samoel.
TRABALHADORES DA SAÚDE
Ainda não foram vacinados todos os trabalhadores da saúde do município, Samoel fez questão de reafirmar, “Recebemos determinação da 5ª Regional de Saúde que as 100 doses sejam aplicadas nos idosos”.
Os 137 trabalhadores da saúde que ainda não foram vacinados com a a primeira dose não precisam se preocupar, pois já está para chegar mais uma remessa. “Recebemos até o momento sessenta por cento das doses destinadas aos que atuam na área da saúde”.
É PRECISO MANTER AS DEMAIS VACINAS EM DIA
O coordenador da sala de imunização lembra aos pais que as crianças devem ir tomar as demais vacinas. “Temos a pandemia, os pais precisam lembrar que as crianças precisam ser vacinadas, imunizadas, às vezes os pais estão preocupados com uma doença e estão deixando de vacinar de outras doenças, colocando a criança em risco de oito a dez doenças imunopreveníveis, ou seja, que podem ser evitadas com as vacinas”.
SALA DE VACINAÇÃO ESTÁ ABERTA
A sala de vacinação fica no Posto Central, está aberta de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30min e das 13h às 16h30min.