Nesta segunda, 1º de agosto, a coleta do Censo Demográfico começa em todo o país, mobilizando mais de 200 mil pessoas. No Paraná, serão mais de 11 mil pessoas, entre recenseadores e agentes censitários. A coleta, o momento em que as pessoas serão visitadas e responderão ao questionário do Censo, ocorre de agosto a outubro. A divulgação dos primeiros resultados, inclusive a contagem da população, está prevista para dezembro deste ano.
Como identificar o recenseador
Cada um dos recenseadores poderá ser identificado pelo seu uniforme, colete e boné, com logotipo do Censo, pelo dispositivo móvel de coleta (DMC) e por um crachá visível no bolso do colete, com nome, número de matrícula e foto. É possível verificar a identidade do recenseador pelo site Respondendo ao IBGE ou pela Central de Atendimento ao Censo 0800 721 8181. Ambos constam no crachá do agente. Para realizar a confirmação, o cidadão deve fornecer o nome, matrícula e/ou CPF do recenseador.
Como grande parcela da população passa a maior parte do dia fora do domicílio, os recenseadores poderão fazer visitas no horário noturno, durante feriados ou finais de semana. Cada recenseador organizará seu trabalho a fim de conseguir entrevistar ao menos um morador de todos os domicílios. Ou seja, todos serão contados, mas nem todos serão necessariamente entrevistados.
Inscreva-se em nosso canal no Youtube e ative o sininho para acompanhar nossas transmissões ao vivo.
Respeitando padrões metodológicos internacionais, os recenseadores vão visitar todos os endereços, abrangendo vários tipos de habitações: domicílios particulares, domicílios coletivos, domicílios improvisados e setores especiais, dentre os quais destacam-se terras indígenas, quilombos e aglomerados subnormais.
Sobre o Censo Demográfico
O Censo Demográfico brasileiro é uma das mais complexas e grandiosas operações estatísticas realizadas no mundo. Precisará cobrir um território de mais de 8,5 milhões de quilômetros quadrados para retratar as condições de vida dos brasileiros e imigrantes que vivem no país. Somente no Paraná, o Censo cobrirá 200 mil quilômetros quadrados de área.
A estimativa é de que sejam visitados 89 milhões de endereços, sendo 75 milhões de domicílios, no Brasil. No Paraná, a estimativa é de 3,9 milhões de domicílios a serem visitados. No Censo 2010, o IBGE verificou que o país tinha 190,8 milhões de habitantes, enquanto o Paraná possuía 10,4 milhões.
Inscrições para recenseador continuam até dia 3 de agosto
Os interessados em trabalhar no Censo Demográfico ainda podem se inscrever no Processo Seletivo Simplificado Complementar para recenseador. Existem mais de 1.200 vagas em todo o estado. É preciso ler o edital, imprimir e preencher o formulário e levá-lo nos postos de inscrições indicados. Para mais informações sobre o processo seletivo, consulte: https://www.ibge.gov.br/acesso-informacao/institucional/trabalhe-conosco/34485-2022-14-recenseador.html