Fotos: Nara Coelho/Fatos do Iguaçu

Por Nara Coelho

____________________________

Nesta terça-feira, 29 de outubro de 2024, Marcel Andrade, gerente da agência da Cresol em Pinhão, recebeu novos associados da cooperativa em um encontro que destacou as vantagens e a essência do cooperativismo. Andrade, que atua há um ano na gerência da agência e se considera “pinhãoense de coração,” abriu a reunião explicando a estrutura e os valores da Cresol, evidenciando a diferença fundamental entre cooperativas e bancos tradicionais.

Andrade, originário de Guarapuava e ex-trainee da Cresol, reforçou a importância de informar os associados sobre o papel da cooperativa. Em seu projeto de trainee, Andrade desenvolveu uma iniciativa focada justamente na educação dos cooperados sobre o modelo cooperativista.

Ele explicou que, ao contrário dos bancos, onde os lucros vão para acionistas, as cooperativas são compostas por “sociedades de pessoas” e direcionam os rendimentos para os cooperados. “Aqui, cada associado tem direito a um voto nas assembleias, onde as decisões são tomadas em conjunto e visam o benefício da comunidade”, destacou Andrade.

Durante o encontro, os membros da equipe da agência também foram apresentados: Jacqueline, gerente de pessoa física; Caroline, assistente da carteira rural; Vivian, assistente de pessoa física e jurídica; e Inésio, responsável pelo caixa. Andrade informou ainda que, a partir de novembro, o time será reforçado com a chegada de João, novo gerente para a carteira Agro, e há outra vaga em aberto para gerente de pessoa jurídica.

Outro ponto abordado por Andrade foi a atuação da Cresol em projetos sociais, como o “Olhar para o Futuro,” que leva educação financeira a alunos do 5º ano das escolas locais. “Mais de 70% da população brasileira está endividada. Esse tipo de ação é essencial para ensinar desde cedo a importância da gestão financeira”, ressaltou.

Ao encerrar o evento, Andrade destacou o crescimento da Cresol, que se tornou a terceira maior cooperativa de crédito do país, e reforçou o compromisso da agência em expandir seu atendimento para o interior do Paraná e São Paulo. “Queremos atingir 100 milhões em ativos em 2025, transformando nossa agência em uma unidade de grande porte dentro da instituição”, afirmou o gerente, reforçando o compromisso da Cresol com o atendimento humanizado e próximo de seus associados.

Compartilhe

Veja mais