Foto de Mycchel Legnaghi/Agência São Joaquim Online , São Joaquim (SC)

Climatempo: Uma massa de ar frio de origem polar entrou com força sobre o Sul do Brasil e derrubou a temperatura. A madrugada e o amanhecer desta quarta-feira, 8 de abril, foram bastante frios em grande parte da Região. Os três estados registram temperaturas em torno dos 5°C e abaixo desta marca. 

Nas capitais Porto Alegre e Florianópolis, a madrugada de 8 de abril foi a mais fria de 2020, até agora.

O frio mais intenso no Sul do Brasil ocorreu nas áreas mais elevadas da serra de Santa Catarina, onde a temperatura chegou a quase 4°C abaixo de zero na região de Urupema. O frio ficou em torno de 3°C abaixo de zero em Urubici.

Com o frio intenso, a geada se formou em muitos campos no alto da serra catarinense. 

Confira algumas baixas temperaturas registradas na madrugada e amanhecer desta quarta-feira, 8 de abril de 2020, com medições do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e do Epagri-Ciram (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina/Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia) 

 

Local

UF

T min (°C) em 8/4/2020

Urupema/Parque de Exposição

SC

-3,7

Urubici/Vacas Gordas 

SC

-3,1

Bom Jardim da Serra/Comunidade XV Dias

SC

-1,4

São Joaquim

SC

1,6

Dom Pedrito

RS

3,0

Bom Jesus

RS

3,2

São José dos Ausentes

RS

3,4

Caçador

SC

3,5

Serafina Correa

RS

3,5

Pela medição do INMET, a menor temperatura no Rio Grande do Sul foi de 3,0°C em Dom Pedrito. Em Santa Catarina, a temperatura mais baixa nesta quarta-feira,8, foi de 1,3°C, em Bom Jardim da Serra/Morro da Igreja, segundo o INMET. Já no Paraná, a menor registrada por este instituto foi de 5,2°C, em General Carneiro.

Frio diminui nesta quinta

O ar frio de origem polar ainda atua sobre o Sul do Brasil nesta quinta-feira, 9 de abril, mas com menos força. A tendência é de elevação de temperatura, de forma geral. Porém,  as regiões mais elevadas da serra catarinense ainda poderão registrar temperaturas próximas de 0°C e alguma geada, mas não como hoje.

Confira as imagens da geada de 8/4/2020 na serra de Santa Catarina:

Foto de Mycchel Legnaghi/Agência São Joaquim Online , São Joaquim (SC)

Compartilhe

Veja mais