
Foto: Foto: Gilson Abreu/AEN
Redação Portal Fatos do Iguaçu com Simepar
O Paraná enfrenta, entre domingo (22) e esta segunda-feira (23), uma forte mudança no tempo com a chegada de uma frente fria intensa, que causou temporais, ventos acima de 90 km/h e volumes de chuva superiores a 70 mm em diversas regiões do Estado. A instabilidade antecede a entrada de uma massa de ar polar, que deverá provocar as temperaturas mais baixas do ano até o momento, com possibilidade de geada negra em regiões do Centro-Sul.
De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), as rajadas de vento mais fortes ocorreram na madrugada de segunda-feira, com destaque para Santa Maria do Oeste (93,9 km/h às 4h30), Ponta Grossa (74,1 km/h às 3h) e Laranjeiras do Sul (73,8 km/h à 0h15).
As chuvas também foram significativas, com Cruzeiro do Iguaçu registrando 72,8 mm entre a noite de domingo e a manhã desta segunda, sendo 34,6 mm em apenas 30 minutos. Em Laranjeiras do Sul, foram 68 mm, enquanto o distrito de Entre Rios, em Guarapuava, acumulou 62,6 mm, com pancadas de forte intensidade durante a madrugada.
Frio intenso e chance de chuva congelada
A frente fria avança ao longo desta segunda-feira pelo Paraná e, logo em seguida, a massa de ar polar começa a atuar com força. As temperaturas mínimas do dia serão invertidas, ocorrendo no final da noite. Regiões como Palmas, General Carneiro e Guarapuava devem registrar 0°C ainda nesta segunda-feira, com sensação térmica negativa. Há até chance isolada de chuva congelada.
Geada negra e mínima de -4°C
A madrugada de terça-feira (24) deverá ser a mais fria de 2025 até o momento. O Centro-Sul do Paraná, especialmente cidades como Pinhão, Palmas, General Carneiro, Guarapuava e Clevelândia, poderá registrar temperaturas de até -4°C. Em Curitiba, Lapa e Campo Largo, as mínimas podem chegar a -2°C, com sensação térmica de até -6°C.
Há risco de geada negra localizada, fenômeno que afeta diretamente as lavouras, com o congelamento da seiva das plantas, causado pelo frio intenso, ventos e baixa umidade do ar. Já nas regiões Oeste, Sudoeste, Norte e Noroeste do Estado, a formação de geada branca (típica) será de fraca a moderada intensidade.
Na Região Metropolitana de Curitiba, o risco é menor na terça, mas aumenta na quarta-feira (25), quando a geada poderá ser mais abrangente e intensa.
Volta das chuvas e instabilidade
Apesar do frio persistente, a quarta-feira marcará a volta das chuvas no Paraná, com pancadas de intensidade moderada a forte, iniciando pelo Oeste, Noroeste e Sudoeste, e se espalhando pelas demais regiões ao longo do dia. A capital pode registrar chuva fraca à noite.
Na quinta e sexta-feira, o tempo continua instável, com baixa amplitude térmica e muita nebulosidade. As tempestades devem ser localizadas, com acumulados de até 80 mm em áreas de divisa com Santa Catarina, especialmente no Sudoeste.
Fim de semana com novo frio
No final de semana, uma nova frente fria deve avançar, mantendo as temperaturas próximas ou abaixo de 0°C, principalmente no domingo (29), na metade Sul do Estado.
Onde acompanhar as atualizações
O Simepar disponibiliza previsões atualizadas duas vezes por dia para os 399 municípios paranaenses no site www.simepar.br, além do serviço Alerta Geada, desenvolvido em parceria com o IDR-PR. A população também pode acompanhar as atualizações pelos canais oficiais nas redes sociais e pelo WhatsApp do Simepar.