A noite de sábado, 14 de maio, para mais de 50 formandos da Faculdade Censupeg foi muito especial.

A noite estava fria, mas dentro do Centro de Eventos do Parque Coronel Lustosa, o que não faltou foi calor humano, brilho, alegria, muita emoção para os formandos, seus familiares e para os professores e coordenadores da faculdade Censupeg.

Polo Pinhão

A Faculdade Censupeg tem sua sede em Joinville/SC, com vários polos espalhados pelo Brasil.

A professora Indianara Santos é diretora regional do Polo Central do município de Pinhão/Pr, que abrange 12 municípios.

 Formatura

Além dos formandos do polo central de Pinhão, a formatura reuniu acadêmicos de Guarapuava, Candói, Chopinzinho, Reserva do Iguaçu e Foz do Jordão nos cursos de Logística, Pedagogia, Processos Gerenciais e Gestão Ambiental.

O Centro de Eventos Atílio Chaves Ferreira, no Parque Coronel Lustosa, ganhou uma decoração toda em cáqui, com lustres que deram um ar requintando ao espaço e ao mesmo tempo ficou aconchegante para receber os formandos e seus familiares.

A cada formando que entrava, via-se em seus nos rostos a expressão de realização, de conquista, e nos familiares, a alegria de ver seu ente querido vencendo uma etapa na vida  e se tornando um profissional apto a ingressar  no mercado de trabalho.

Indianara Santos, diretora regional do Polo Central do município de Pinhão/Pr

A  professora Indianara Santos, diretora regional ,fala como é bom saber que está entregando ao mercado de trabalho profissionais qualificados,  “Na regional que coordeno, já formamos  mais de 300 profissionais, mas cada formatura é única e a alegria é imensa, até porque, sabemos que dessa formatura saem profissionais altamente qualificados, pois eles saem daqui hoje com o diploma de uma Instituição que é nota máxima no MEC, sabemos da qualidade dos profissionais que estamos enviando ao mercado de trabalho, eles saem da Censupeg aptos a assumir a profissão”.

A formatura fez homenagem aos professores e funcionários que auxiliaram os acadêmicos na sua caminhada em busca do tão sonhado diploma e o atendimento diferenciado que a Censupeg dá a seus acadêmicos, o que fica visível nas palavras da formanda Ingryd Moraes de Lima, que tem 30 anos, já é mãe da Valentina e Cecilia de 8 e 4 anos, é formanda em Tecnóloga de Logística do polo de Guarapuava, sabe o quanto foi difícil conciliar o ser mãe, trabalhar e fazer a faculdade, ela fala da emoção do momento, “É a realização de um sonho, passei o dia inteiro nervosa, pois, chegar até aqui não é simples, eu tenho filhos, o percurso foi de trabalhos e cheios de dificuldades, a emoção é muito grande”.

Ingryd Moraes de Lima | Foto: Nara Coelho/ Fatos do Iguaçu

Ela destacou a importância que foi o acompanhando e  orientação de seus estudos pela professora Anna Kétty Batista Salvador, “ estudar na Cesupeg foi muito bom, eu tive todo o apoio a minha professora, Anna Kétty, foi essencial, várias vezes eu pensei em desistir, eu dizia: eu não estou dando, conta eu vou desistir, a minha professora dizia: não vai parar, você vai conseguir, ter esse vínculo foi muito importante para chegar hoje aqui, na formatura”.

Professora e Acadêmica

A formatura teve vários momentos emocionantes, como a homenagem  feita os pais, maridos e familiares que acompanham e sofrem juntos com os acadêmicos suas vitorias e dificuldades no correr do curso.

Marizete Viera, | Foto: Nara Coelho/Fatos do Iguaçu

Mas, um momento que ficou marcado nessa formatura, foi quando a acadêmica Marizete Viera, do curso de Processos Gerenciais, do Polo de Pinhão, foi receber seu diploma, pois ela é professora do Polo de Chopinzinho/Pr, “Ser professora e acadêmica é um desafio, você passa conhecimento ao mesmo tempo que você está recebendo conhecimento, é maravilhoso, é minha terceira graduação, sempre é um desafio novo, uma emoção diferente. Sou muito grata pelo que vivo dentro da faculdade Censupeg, realmente é uma faculdade que se preocupa com o aprendizado de qualidade do aluno”.

Pedagogas Pioneiras

Foto: Nara Coelho/Fatos do Iguaçu

Entre os formandos dos quatro cursos, estavam as 40 pedagogas da primeira turma da Censupeg em Pedagogia, a coordenadora regional Indianara falou da emoção e da gratidão que estava sentindo ao ver ali as pioneiras do curso de Pedagogia, “Pedagogia é um curso especial, essa é a primeira turma, em  fevereiro de 2018,  vocês iniciaram uma caminhada,  é uma alegria  imensa, estou emocionadíssima por essa vitória e conquista, estamos formando as pioneiras, a primeira turma de ensino superior formada dentro do Pinhão, numa faculdade que está aqui em Pinhão, o meu sentimento é de gratidão, é tanto que parece não caber no peito”.

Demorou, mas o sonho aconteceu

Maria de Lourdes Ribas Almeida | Foto: Nara Coelho/Fatos do Iguaçu

A formanda Maria de Lourdes Ribas Almeida, não cabia em si de alegria, aos 56 anos, casada, já com o filho criado e formado, ela realizou o sonho de se formar em Pedagogia, “Um dia especial, é só alegria, uma conquista muito grande, o desafio começou ao dizer sim aos convites da professora Ariane para eu vir para a faculdade, estar aqui hoje é a realização de um sonho, fazer faculdade já é difícil e nós ainda enfrentamos os dois anos de pandemia, a emoção desse momento é única e inesquecível”.

Lourdes destacou o acolhimento que teve na faculdade Censupeg, como foi importante poder contar com a professora Luciana Bobalo, ”Foi difícil, mas fui muito acolhida na faculdade, todos me ajudaram, o Alan, a Indianara e a professora Luciana fizeram toda a diferença para que hoje o sonho virasse realidade, como foi importante o apoio da minha família”.

Celebração Mágica

Foto: Nara Coelho/Fatos do Iguaçu

A Gestora Comercial da Faculdade,  Vanessa Feder, foi a presidente da solenidade de formatura, a ela coube a missão de outorgar os acadêmicos concedendo-lhes os títulos profissionais a que cada um buscou dentro do curso que estava se formando. Ela falou ao Fatos do Iguaçu como era gratificante estar ali, participando desse momento tão especial para os formandos, “Para estar aqui, viajei 500 quilômetros, mas nem os senti, pois, para nós, é uma celebração mágica, a gente vem com muita alegria e satisfação. Aqui reunimos pessoas de diferentes lugares com o mesmo objetivo de serem profissionais qualificados e pessoas melhores, é uma sensação especial, hoje é uma noite de festa, de muitas alegrias, de concretização de sonhos”.

“Transformamos a vida de famílias”

Vanessa falou que cada formatura é especial e traz um sentimento especial porque não somente os acadêmicos estão envolvidos, mas as famílias, “Hoje a noite é mágica porque nós transformamos a vida de mais de 50 familiais, porque a gente não fala só do formando, mas da família, pois essa sempre tem uma expectativa por trás dos pais, filhos maridos, porque eles sabem que os acadêmicos entraram de uma forma no início do curso e hoje saem profissionais formados, gabaritados”.

Após a solenidade de formatura, os formados e seus familiares curtiram um jantar e comemoraram a conquista com um baile.

Galeria de Fotos: Momentos das Formaturas da Faculdade Censupeg

Veja os vídeos das transmissões ao vivo:

https://fb.watch/d2rpqVtVy6/

https://fb.watch/d2teCCVg3V/

https://fb.watch/d2tgOiqcFQ/

https://fb.watch/d2tkaIA2Ph/

 


Compartilhe

Veja mais