Eventos de qualquer porte pelos trabalhos que dão, em regra nos impactam, e por mais caseiros que estejamos, nos esforçamos de participar, prestigiar de alguma forma ou outra.
No início da década de 1980, quando estivemos professor de Educação Moral e Cívica-EMC e meio que na linha de frente de promoções como a Noite do Folclore do hoje Colégio Mórski, e dois eventos da extinta Câmara Junior de Pinhão-CAJUPIN, nos deixaram um legado de experiência e de angústias muito interessante, de maior valorização de eventos, tolerância com falhas, atrasos, pois, por mais dedicação e capricho que se tenha, as coisas em regra não acontecem como planejado e desejado. Antes desses eventos, eramos muito críticos e chatos, com falhas e atrasos. Depois que sentimos na pele, como funcionam as coisas, passamos a ter um olhar mais respeitoso, carinhoso, de solidariedade a eventos e aos que neles atuam.
Nos dias 21 e 22/03/19, participamos na Câmara de Guarapuava do 1º. Ciclo de Capacitação para Cidadania, promovido pela UVEPAR. E no dia 23/03/19, na Assembleia da CRESERV. Na manhã do dia 9/04/19 participamos em Guarapuava, do 1º. Encontro Regional de Líderes Rurais.
Quantos informações colhidas e reflexões despertadas.
No dia 24/03/19, participamos do I Circuito de Cicloturismo – Desafio da Volta Grande, de 25 kms, de bicicleta; no dia 7 de abril de 2019 na 1ª. Corrida de Inclusão, da APAE de Pinhão, trecho de 5,8 kms.
Nos dias 5 a 7/04/19 houve na Praça Darci Brolini, o Feirão Liquida Pinhão, promovido pela ACIAP em parceria com a Prefeitura.
No dia 5/04/19 houve na Universidade Aberta do Brasil-UAB um encontro inicial de pessoas que gostam de escrever, e um segundo momento está programado para a noite (19:00 horas) do dia 27/05/2019, na sede do CTG Pala Gaudério.
Na tarde de 9/04/19, estivemos fazendo uma falinha no Colégio Procópio, a convite do professor Zenio Antonichen, na disciplina Protagonismo Juvenil, sobre os Três Poderes da República, e outros tripés que têm influências em nossas vidas.
Nos dias 3 a 5 de maio de 2019, ocorrerá a 14ª. Festa do Pinhão. E nos dias 31 de maio a 9 de junho de 2019, ocorrerão as Barraquinhas e Festa do Padroeiro de Pinhão. Por mais arredio que alguém esteja sobre eventos e festividades, esses acontecimentos merecem esforços de apoio, que o diga à trabalheira que dão.
Eventos culturais e informativos como audiências públicas, palestras e seminários locais sentimos pouca valorização em nosso meio, e pastinhas, folhas e canetas quando são fornecidas, na prática meio que viram desperdícios, pois, são raras as pessoas que fazem registros e anotações, e há casos até de gente não desligado de celulares, e com aproveitamentos que pela natureza das coisas deixam muito a desejar, e se forem feitas verificações/avaliações de aprendizado, o resultado ao que tudo indica não será nada satisfatório.
Quem já não pecou na área que atire a 1ª. pedra.
Francisco Carlos Caldas, advogado, municipalista e cidadão.