Colégio Morski

De forma escalonada, no sistema híbrido, iniciaram as aulas presenciais no dia 21 de julho nas escolas estaduais do Paraná.

Nesse sistema, durante uma semana um número X de alunos tem aulas presenciais, enquanto o restante assiste a aula que está acontecendo em sala de aula via google meet, na semana seguinte inverte o grupo, isso para garantir os protocolos sanitários em relação ao distanciamento e higienização que prescreve os órgãos sanitários dentro da pandemia da Covid-19.

A volta é facultativa

O Estado voltou com as aulas presenciais, contudo, os pais puderam optar em mandar seus filhos para as aulas presenciais ou mantê-los no sistema online, com a diferença que agora os alunos assistirão as aulas que os professores ministram nas salas de aula.

Os alunos que não conseguem acompanhar as aulas ministradas pelos professores devido à dificuldade de sinal da internet, poderão continuar  pelo sistema online acompanhando as atividades através do google classroom como estava sendo feito até a implantação do sistema híbrido.

Na conversa com diretores de 5 colégios estaduais do município de Pinhão/Pr., sendo 3 da sede e 2 da área rural, ficou evidenciado que um elevado número de pais permitiu a volta dos filhos às aulas presenciais.

Alguns alunos não entram no rodízio

Nas três escolas da sede foi tomado o mesmo cuidado, alunos que tiveram durante todo esse ano muita dificuldade para acessar o classroom e ou permaneceram só nas atividades impressas e apresentaram dificuldades maiores no processo da aprendizagem, segundo os diretores, adquiriram o direito de não entrarem no rodízio das turmas.

Por exemplo, de acordo com o tamanho da sala de aula é definido o número de alunos para que possa respeitar o distanciamento físico de 1,5 metro. Se na sala há 30 alunos, a metade assiste aula presencial e a outra assiste a mesma aula via google meet, na outra semana o grupo inverte.

Dos 30 alunos, cada escola definiu um percentual de alunos que não giram por falta de um bom aproveitamento durante o ensino online.

Colégio Procópio

O professor Murilo Jocoski Siquera, diretor do Colégio Estadual Procópio Ferreira Caldas, com funcionamento em horário integral, onde os alunos iniciam as aulas às 7h30min e vão até as 16h30min, inclusive almoçando no Colégio, repassou que eles iniciaram as aulas presenciais no dia 21 com o Ensino Médio noturno.

A cada semana foram chamando novas turmas e na semana de 2 a 6 de agosto finalizaram as chamadas estando todas as turmas com aulas presenciais.

Para obedecer aos protocolos sanitários da pandemia, o Colégio pode receber a cada dia 509 alunos, incluindo os que participam do “Mais Aprendizagem”, que é um programa que dá suporte a alunos que apresentam acentuada dificuldade de aprendizagem e da Sala de Recurso, que vai trabalhar com alunos que apresentam dificuldades na aprendizagem decorrente de fatores neurológicos e ou emocionais.

Segundo Murilo e os demais diretores, mais de 60% dos alunos voltaram às aulas presenciais, e a cada  semana o número de adesão cresce.

Colégio Santo Antônio

No Colégio Estadual Cívico Militar Santo Antônio, o professor Zenio Antonichen, diretor do Colégio, explicou que como eles estão com funcionários afastados por serem de grupo de risco e só retornam em setembro, a chamada dos alunos para as aulas presenciais tem sido mais graduada.

Nesse momento, para retornar às aulas presenciais foram chamados os alunos dos 2º e 3º anos do Ensino Médio e do 9º ano e que representam 90%, além daqueles  que participam do Mais Educação e Sala de Recursos.

No colégio Santo Antonio o número de alunos por sala são 15, eles também estão tendo um grupo de alunos que não entram no rodízio.

Colégio Morski

O diretor do Colégio Estadual Professor Mario Evaldo Morski, o professor Fernando Sviercoswski, explicou que eles podem chamar por turma 16 alunos e que a adesão pela aula presencial estava em torno de 70%.

Como nas demais escolas, a adesão vem crescendo, que eles também têm trabalhado com um grupo fixo de alunos que necessitam de uma atenção maior.

De acordo com os três diretores, a adesão dos alunos do ensino fundamental tem sido maior que do Ensino Médio, entre os alunos do Médio os dos 3º anos têm aderido mais às aulas presenciais.

 Na área rural

Devido a uma série de características e dificuldades nos Colégios do Campo do município de Pinhão, a adesão a aula presencial tem chegado a quase cem por cento.

Colégio Bento Munhoz

Segundo o pedagogo do Colégio Estadual do Campo Bento Munhoz da Rocha Neto, Zaqueu Ribeiro, eles estão com 100% dos alunos no presencial. “Como as turmas são pequenas é possível todos os dias chamar todos os alunos. Apenas nos 6º e 7º anos é que estão realizando o rodízio”.

Apenas dois alunos estão no sistema online, um porque o irmão tem comorbidade, assim, a família optou em se precaver e uma aluna que a família foi embora para outro município, mas optou em mantê-la matriculada na escola assistindo as aulas online.

Colégio Julio Moreira

A realidade do Colégio Bento Munhoz se repete no Colégio Estadual do Campo Julio Moreira, segundo o diretor, o professor Osvaldo Verbaneck, mais de 90% dos alunos aderiram à aula presencial, devido ao número de alunos, eles estão realizando o rodízio, mas está bem tranquilo.

Osvaldo explicou que o rodízio exige todo um trabalho de organização do transporte escolar, “Estamos só esse ano na quarta organização da escola, são 30 linhas do transporte escolar que atendem nossos alunos, precisamos atender a cada detalhe, mas estamos conseguindo com o trabalho e dedicação de todos da escola”.

Tanto o pedagogo Zaqueu como o diretor Osvaldo declaram que a adesão dos alunos das escolas do interior está sendo grande porque os alunos têm extrema dificuldade de acessar as aulas online, os sinais de internet na área rural são muito fracos e a maioria dos alunos tem celulares de modelos antigos e que não suportam muitos APPs.

Transporte Escolar está funcionando

Os cincos diretores afirmaram que o transporte escolar tem funcionado normal com todos os cuidados.

Uma conversa com os pais

Em conversa direta com os pais, os diretores expuseram como as escolas estão preparadas e tomando todos os cuidados de higiene, isso  tem feito a diferença na decisão dos pais em enviar os filhos para as aulas presenciais.

Professores trabalham com 4 sistemas diferentes

Os professores da rede pública estadual tem trabalhado além das horas normais de trabalho, já que precisam preparar as aulas presenciais, o material que será entregue para os alunos que continuam no sistema das atividades impressas, outro material para os que continuam no sistema online do classrom e outro material ainda para os alunos que aderiram ao sistema híbrido e na semana estão assistindo as aulas pelos vídeos.

 

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