PR-459 serviços de conservação do pavimento entre Pinhão e Reserva do Iguaçu | Foto: DER-PR

Redação Fatos do Iguaçu com DER-PR

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O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), está promovendo uma série de obras de conservação no pavimento da PR-459, que liga Pinhão a Reserva do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná. Com um trecho de 57,71 quilômetros, as melhorias visam beneficiar cerca de 37 mil habitantes da região, além de facilitar o tráfego de longa distância.

Obras e Melhoria na Infraestrutura

As intervenções incluem remendos profundos, fresagem e a aplicação de uma nova capa asfáltica com concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), que proporciona maior durabilidade ao pavimento e melhora a segurança e o conforto dos motoristas. Esses serviços específicos são realizados com maquinário avançado para garantir a eficiência na remoção de camadas desgastadas e no reparo das bases danificadas.

O DER/PR também está focado nas rotatórias da PR-459 em Reserva do Iguaçu, ponto crítico de interação entre a rodovia e o trânsito urbano. As obras seguem até o acesso à Usina Hidrelétrica Governador Ney Aminthas de Barros Braga, no Rio Iguaçu, abrangendo uma área com grande fluxo de veículos.

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Investimento e Impacto Regional

A conservação da PR-459 faz parte de um contrato mais amplo da Superintendência Regional Campos Gerais do DER/PR, que cobre 376,73 quilômetros de rodovias nas regiões Centro-Sul e Centro do Paraná, com um investimento total de R$ 66,3 milhões. Os municípios diretamente beneficiados incluem Campina do Simão, Candói, Espigão Alto do Iguaçu, Foz do Jordão, Goioxim, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Nova Laranjeiras, Pinhão, Porto Barreiro, Quedas do Iguaçu, Reserva do Iguaçu e Rio Bonito do Iguaçu.

PR-459: Importante Ligação Regional

A PR-459 é uma rodovia estratégica que conecta a região Central com o Sudoeste do Paraná, em um traçado que acompanha segmentos da BR-277 e BR-373. Com início em Pinhão, no entroncamento com a PR-170, e término em Clevelândia, na PRC-280, ela representa um corredor logístico vital, facilitando o fluxo de mercadorias e pessoas entre regiões do estado.

Essas obras não só melhoram as condições de tráfego para os moradores e visitantes da região como também impulsionam o desenvolvimento econômico, reforçando a infraestrutura rodoviária essencial para a conectividade regional.

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