Foto: reprodução

GOSTA DE JOGAR NO PC!? CONHEÇA O “STEAM”

Saiba tudo sobre a loja digital de jogos para PC e seus recursos

narion coelho

Por Narion Coelho

O Steam é uma loja virtual de jogos digitais para computadores (Windows, macOS e Linux).

Foi uma das primeiras de seu gênero apresentando recursos inovadores como o download de jogos em formato digital, o desbloqueio de conquistas (achievements) e a interação entre usuários.

O Steam permite que consumidores comprem ou ativem jogos dentro do serviço. Possui um programa cliente, que deve ser instalado no computador, para que os jogos possam ser executados. Atualmente, milhões de pessoas utilizam o serviço todos os dias.

Steam - Home
Foto: reprodução

O software foi originalmente pensado para distribuir atualizações dos jogos da Valve, mais especificamente o Counter-Strike.

Com o tempo, outros títulos da empresa ligados terceiros começaram a ser suportados pelo Steam, até o lançamento de Half-Life 2, o primeiro que exigia a instalação do programa para rodar, crucial para a popularidade da plataforma.

A partir de 2007, grandes estúdios como id Software (DOOM), Capcom (Street Fighter) e Eidos Interactive (Tomb Raider), começaram a lançar seus títulos no Steam, o que estimulou outros estúdios.

Hoje, a plataforma é a mais popular para jogos de computador, com uma biblioteca enorme de títulos AAA e independentes, cujos estúdios sempre foram apoiados pela Valve.

Os sucessos “Fall Guys” e “Among Us” estão no catálogo do Steam. | Foto: reprodução

Como funciona?

O Steam funciona como um cliente, loja digital e rede social.

Você pode comprar jogos com cartão de crédito, débito em conta, créditos em carteiras virtuais ou via boleto bancário. O jogo adquirido vai para sua “Biblioteca”, podendo ser instalado quando desejar.

É compatível com Windows, macOS e Linux, embora nem todos os jogos sejam.

Se você usa macOS ou Linux será limitado às opções de jogos compatíveis com seu sistema; já o Windows é compatível com todo o acervo da loja.

Você pode também adquirir jogos de outras lojas ou fontes, na forma de códigos de resgate ou relacionar jogos que não estejam disponíveis na loja da Valve com a sua biblioteca.

Steam - Jogos
Foto: reprodução

É importante lembrar que nem todos os jogos para computador estão disponíveis no Steam, por serem ligados a clientes rivais.

Por fim, a plataforma possui uma grande comunidade e você pode se conectar a seus amigos através do seu chat dedicado, inclusive pelo app para iPhone ou Android.

Para se ter acesso à loja, é preciso criar uma conta no Steam. Assim que criar sua conta, você já poderá interagir com outros usuários: é só adicionar o “id” deles à sua lista de amigos. Com seus amigos você poderá trocar mensagens, convidar para partidas multiplayer online e até enviar jogos como presentes (gifts).

Steam - reprodução
Foto: reprodução

Além dos games completos, há também demos para testá-los antes de comprar e uns jogos mais simples, que são gratuitos.

Outros recursos do Steam

Conversas Steam – Converse com amigos ou grupos por texto ou voz sem sair do Steam. Mande vídeos, tweets, GIFs e muito mais. Você também pode usar o app para IOS e Android.

Centrais de Jogos – Tudo sobre o seu jogo em um só lugar. Participe das discussões, envie conteúdo e seja o primeiro a saber sobre atualizações.

Transmissão Steam – Assista a amigos jogarem no toque de um botão. Convide um amigo para assistir ao seu jogo. Amigo preso em um nível? Assista ao jogo dele e dê dicas ao vivo.

Oficina Steam – central de conteúdo criado por jogadores e de ferramentas para publicar, organizar e baixar tal conteúdo para os seus jogos. Jogos diferentes usam a Oficina de jeitos diferentes. Alguns jogos permitem criar e enviar novos itens (como chapéus, armas, distintivos, botas e mais) para avaliação e incorporação ao jogo. Outros jogos permitem que autores de mods publiquem o seu trabalho diretamente na Oficina para que jogadores se inscrevam nas mods que desejam usar no seu jogo.

Acesso antecipado a jogos – Obtenha acesso imediato a jogos que estão sendo desenvolvidos com o envolvimento da comunidade. Estes são jogos que evoluem enquanto você joga, dá a sua opinião e enquanto os desenvolvedores atualizam e adicionam conteúdo.

Steam Market – Venda itens colecionáveis conquistados conforme joga os títulos disponíveis na plataforma e consiga créditos para comprar jogos ou outros itens no Mercado.

Steam -  lançamento de jogos
Foto: reprodução

Facilidades oferecidas pelo Steam

Disponível para celulares – Gerencie a sua conta, compre jogos e fique por dentro das últimas novidades dos seus jogos e da comunidade através do app Steam para IOS e Android.

Poliglota – disponível em 28 idiomas.

Facilidade de pagamento – mais de 100 formas de pagamento em mais de 35 moedas.

Compatibilidade com controles – o Steam encoraja desenvolvedores a fazerem jogos compatíveis com controles, incluindo de Playstation, Xbox e Nintendo Switch.

É importante ressaltar que o Steam é a plataforma perfeita para os gamers dos PCs. Mas não esqueça que, para ter jogos de última geração, o precisa ter boas configurações – além de uma conexão rápida à Internet para baixar os jogos.

Fonte: Techtudo, Steam.com, Tecnoblog

Siga a Cultura Pop no Twiter e no Facebook

Clique  👉 AQUI  e baixe o aplicativo da WEB RÁDIO FATOS

Faça seu comentário