Rev. Sandro

Dentre várias reflexões e considerações, sobre esse período pandêmico, que assola o mundo todo, uma delas mostra que, muito do cuidado, do amor, da preocupação com próximo, evidenciado nas redes sociais, é na verdade uma mentira deslavada, não passa de uma postagem hipócrita que tem aparência de amor ao próximo, mas é apenas amor a si mesmo, porque, de certa forma, isso traz um status, falso diga-se de passagem. Embora vale a pena evidenciar aqueles que de fato estão tomando as medidas necessárias e cumprindo as determinações, para evitar o contato com o vírus, isso é amor humano em evidência. 

Voltando ao assunto, o vírus do egoísmo e da hipocrisia são tão maléficos quanto o Corona Vírus. A falta de senso pelo bem comum, pelo bem do próximo é evidenciada quando alguém, mesmo diagnosticado com Covid, sai de sua casa, espalhando o vírus, tendo uma ética egoísta, achando que as determinações não se aplicam a ele, ou mesmo achando que vai tomar todos os cuidados e, portanto, não tem problema, não vai afetar ninguém, mesmo que isso afete. Outros, abrindo mão das orientações de saúde, acham que são melhores do que os outros, ignorando o vírus, bem como as medidas de prevenção.

É triste ver pessoas brincando com essa pandemia, na real, é porque não atingiu alguém próximo. É triste ver pessoas que simplesmente dizem “até agora eu fiz tudo certinho, daqui em diante, chega de dar atenção a esse vírus”. Pois bem, posições assim, demonstram egoísmo, soberba burra, que só leva em conta seus desejos e vontades, mesmo que isso prejudique alguém. As aglomerações sem sentido, as festas escondidas, o ignorar as resoluções para conter o vírus, mostram que o problema é mais profundo do que o Corona Vírus.

Que a pandemia possa evidenciar outros valores, um cuidado real e não simplesmente virtual pelo próximo, um pensar nos outros antes de tomar uma atitude ou decisão. Precisamos refletir se as nossas atitudes vão afetar positivamente ou negativamente o outro, e por amor ao outro e a nós mesmos, cuidar para que as atitudes abençoem o outro, fortaleçam o outro, renovem a esperança do outro, preservem a saúde do próximo, assim todos ganham e saem melhores lá na frente.

Como diz a frase “melhores atitudes nos levam a maiores altitudes”. Que esta pandemia evidencie cada vez mais o amor ao próximo, o cuidado mútuo, para o bem de todos. Oremos e clamemos a proteção de Deus, sobre nós e sobre o nosso próximo. Até a oração modelo de Jesus nos ensina a não sermos egoístas, já que Jesus disse Pai Nosso e não Pai Meu.

Rev Sandro – pastor da Igreja Presbiteriana de Pinhão

Acompanhem nossas transmissões pelo canal no YouTube IPBPINHÃO. 

Compartilhe

Veja mais