Bufunfa

Redação Fatos do Iguaçu

A redação do Fatos do Iguaçu recebeu de fregueses da Feira do Produtor a reclamação que há vários sábados não está sendo entregue a bufunfa na feira e que os repasses aos feirantes em relação à troca da bufunfa por dinheiro não estavam em dia, e uma pessoa foi fazer o cadastro e não quiseram fazê-lo.

“O programa da Bufunfa continua”

A jornalista Nara Coelho, entrou em contato com o secretário municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação, Osmar Luiz Piva, sobre o programa da Bufunfa e sua continuidade.

Piva afirmou, “O programa da Bufunfa deu certo e vamos mantê-lo, sem dúvida, inclusive no trabalho da reciclagem e separação do lixo lá no aterro temos 30 famílias envolvidas e as pessoas recebem o salário minimo”.

“Ficamos com pouco pessoal”

O secretário explicou que devido vários funcionários da secretaria terem positivado para a covid-19, eles ficaram com a equipe bem reduzida por vários dias, e vários setores foram atingidos, entre eles a entrega da Bufunfa, “Ficamos vários dias com a equipe muito reduzida, assim, várias atividades tivemos que suspender, mas graças a Deus agora já estamos praticamente normalizado”.

Bufunfa volta a ser entregue no sábado, dia 19

Piva afirmou, “Nesse sábado voltamos a realizar a entrega normalmente da Bufunfa, inclusive já solicitei a impressão de mais para não ficarmos sem”.

As inscrições no programa Bufunfa

Em relação às novas inscrições no programa da Bufunfa, Piva disse que acredita que houve alguma confusão ou mal-entendido da pessoa que disse não ter conseguido se inscrever, “Estamos realizando as inscrições normalmente, qualquer problema, podem nos procurar”.

“Poucos que reciclam”

O secretário também falou que ainda em relação ao total da população poucos reciclam, que ampliar esse número é muito importante. Ele informou que pararam de passar nas quintas-feiras pegando os reciclados porque tiveram problema com o caminhão, mas assim que seja resolvido eles vão voltar, “Sentimos que teve muito boa aceitação e vamos retornar assim que o caminhão esteja disponivel”.

Não há atrasos nas trocas da Bufunfa

Em relação ao pagamento da Bufunfa aos feirantes da Bufunfa, o secretário municipal de Finanças, Cleverson Mühlstedt afirmou, “O repasse dos valores para a cooperativa Cooafapi está em dia, é ela que repassa o valor para os feirantes, inclusive, peço à minha equipe que mantenha sempre esse pagamento em dia, pois acreditamos e vemos a importância desse programa seja para as pessoas que trabalham na reciclagem do lixo, seja para os feirantes”.

Coofapi confirma que está em dia

A presidente da Cooperativa da Agricultura Familiar de Pinhão, Cooafapi, Neuzelia F. Kinseler afirmou que os repasses da prefeitura estão em dia, “Após a data que entregamos o relatório, a prefeitura tem 30 dias para realizar o repasse. Em relação ao último relatório entregue à prefeitura, ele venceu essa semana, na realidade faz 33 dias, mas não consideramos esses 3 dias um atraso. Após o valor entrar na conta da Cooperativa nós levamos de 2 a 3 dias para organizar o repasse. Nos colocamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida dos feirantes”, explicou ela.

LEIA TAMBÉM:

Veja o que a Dra. Alana fala sobre a pandemia, o uso de máscara e a vacina da Covid-19

Legislativo diz sim ao tombamento do Jardim Botânico

Equipe Choque prende homem em Pinhão que tinha 4 mandados de prisão

https://videopress.com/v/AYZsusu9?preloadContent=metadata

 

 

Compartilhe

Veja mais