A Acomup – Associação Comunitária de Moradores de Pinhão, que  tem como presidente Vilma Ferreira Kitcky, vem desenvolvendo  trabalhos e discussões nos bairros. Após vários encontros e trabalhos ela   percebeu a necessidade de  desenvolver um trabalho de integração que visasse ente outros pontos, a inclusão.

Segundo ela, é de uma prática  vivenciada com os moradores dos bairros que surgiu o projeto “Integração e Cidadania no Município de Pinhão”.  “O projeto visa desenvolver a autodeterminação da sociedade tendo como base central a inclusão e integração dos vários grupos que existem na sociedade pinhãoense. A proposta é levar as pessoas a compreenderem que as demandas devem ser levantadas, mas que é preciso  atuar junto na busca da solução da demanda, é pensar em  soluções, é cobrar o que é da obrigação do poder público, mas é também levar a sociedade a assumir a parte que lhe cabe em cada demanda levantada”.

Três associações unidas

O projeto Integração e Cidadania une a Acomup, a APAAP – Associação de Pais e Amigos dos Autistas e a APASP- Associação dos Pais e Amigos dos Surdos, a realizarem projetos juntos visando a inclusão e integração da comunidade surda e autista de Pinhão a toda a sociedade.

Uma sede para três

A Acomup tem um terreno  atrás da Câmara de Vereadores e nele  existe uma pequena casa que serve de sede da Associação, no entanto, a estrutura segunda Vilma  está interditada pelo corpo de bombeiro.   O espaço que existe há mais de 20 anos,  pertencia  a antiga associação do Lindouro que foi transformada em Acomup.

As entidades sentindo a necessidade de um espaço para realizarem suas reuniões e desenvolverem atividades decidiram pela construção de uma sede em comum.

Desde  2021 eles vêm trabalhando na construção da sede que lhes permitirá inclusive desenvolver as atividades do projeto “Integração Cidadania”,  assim elas apresentaram o projeto para o legislativo e para o executivo.

 Uma reunião

Na tarde do dia 7 de fevereiro, representantes da Acomup, que envolve pessoas dos vários bairros, da APAAP e da APASP, se reuniram para discutir diversos assuntos e entre eles sobre a verba que o mandato da deputada federal Gleisi Hoffman, PT está enviando para o município para a construção da sede do projeto Integração e Cidadania.

Vilma explicou  que o projeto da construção da sede já foi apresentado para o legislativo e o executivo, “Apresentamos o projeto para a Josiane Prestes, secretária de Assistência Social, ela super apoiou, só ouvimos que o executivo não teria verba para a construção dessa sede, e diante dessa situação, buscamos verbas junto aos parlamentares estaduais e federais e tivemos uma resposta positiva da deputada Gleisi, que destinou 150 mil reais para o município com a finalidade de construir a sede”.

Esse recurso  foi conseguido pelo empenho de todos os envolvidos no projeto Integração e Cidadania, porém, ele vem no que se chama fonte livre, ou seja, o prefeito José Vitorino Prestes, tem autonomia para destinar a verba para o que ele desejar, “Mas, nós da Acomup, da Associação dos Autistas e Surdos contamos com a compreensão do prefeito, pois, a deputada enviou a verba atendendo ao nosso pedido e essa sede nos ajudará muito a desenvolver a inclusão no município de Pinhão”. Declaram os representantes das três associações.

Outros assuntos

Na reunião também foram discutidos a questão a importância de uma alimentação adequada para as pessoas autistas e para todos ter uma alimentação longe dos agrotóxicos.

As pessoas surdas expuseram a dificuldade que  enfrentam de ir à missa e não ter a interpretação em Libras. Solicitaram que a empresaria Zeneida Matos, que faz parte da organização da Igreja Matriz Divino Espirito Santo, que estava na reunião levasse ao pároco a sugestão de realizar uma missa mensal com a interpretação em Libras.

 

 

 

 

Compartilhe

Veja mais