Segundo os dados estatísticos levantados pelo centro de pesquisa norte-americano, CDC Central of Disease Control, em março de 2020, a cada 54 crianças nascidas uma é autista.

Transtorno do Espectro Autista – TEA é uma condição que afeta o desenvolvimento neurológico identificado por uma gama de características variáveis. Dentre elas, podemos citar a dificuldade de comunicação e interação social, atraso no desenvolvimento motor, hipersensibilidade sensorial e comportamentos metódicos ou repetitivos.

É preciso destacar que a palavra espectro vem mostrando que há
uma infinita possibilidade de características – ou seja, cada indivíduo apresenta comportamentos singulares em menor ou maior grau de forma conjunta ou isolada das demais características.

União para a luta

 No município de Pinhão/Pr, como nos demais municípios do país, é visível o aumento do número de crianças com TEA, os pais dos autistas vem desde de 2019, se unindo para lutar pelos direitos dos seus filhos, buscando fazer valer as leis que já existem para garantir um atendimento público especializado, seja na área da saúde, educação ou técnica.

Bem como para levar conhecimento à sociedade sobre o tema, buscando assim terminar com o preconceito em relação às crianças e adolescentes e mesmo adultos que são autistas.

Grupo de WhatsApp

Em 2019 eles criaram o grupo no whatsApp, TEA Inclusão visando compartilhar vivencias e angustias, unificar as discussões sobre o tema e pensarem juntos estratégias de ação.

Se algum pai ou apoiador da causa desejar participar pode entrar em contato com o número (42) 99811 3021.

Associação de Pais e Amigos dos Autistas 

Em 2021 após algumas discussões, os pais e apoiadores decidiram organizar e legalizar as discussões criando a Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Pinhão/PR a APAAP.

Segundo o seu Estatuto, vai desenvolver ações para o atendimento das pessoas com autismo e suas famílias, oferecer orientação às famílias nas diversas áreas.

Promover a circulação de informações técnicas e científicas sobre o autismo, bem como reunir a comunidade autista local e trabalhar em pról de eventos sociais, culturais e esportivos voltados aos autistas.

Estará trabalhando a todo momento para a inclusão social dos autistas junto à comunidade pinhãoense, inclusive no mercado de trabalho.

Interessados em Participar

Quem estiver interessado em participar da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Pinhão – APAAP, seja porque tem alguém na família ou por interesse em apoiar a causa, pode entrar em contato com a presidente da APAAP, Patrícia de Fátima Martins.

Formação da diretoria

PRESIDENTE: Patrícia de Fátima Martins

Vice Presidente; Dulce Aparecida de Lima

Primeira secretaria: Luana Ferreira

Segunda secretaria: Suzete Batista Borges

Primeiro tesoureiro: Vilma Aparecida Ferreira

Segundo tesoureiro: Taisa Uliana Freitas Silverio

Conselho fiscal: Paula Atais Estegue, Silma Cleunice Martins dos Santos  Roselia T Dupski, suplentes, Eroni Aparecida Martins e Cleunice Gulak

 

 

Compartilhe

Veja mais