Créditos:Matheus Falkemback/Alep
Redação Fatos do Iguaçu com Assessoria de Imprensa/Alep
___________________________________________________
Curitiba, 6 de agosto de 2024- Na tarde desta terça-feira, o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSD), anunciou que a eleição para os membros da Mesa Diretora do Poder Legislativo acontecerá na próxima segunda-feira, dia 12 de agosto, às 14h30. A votação ocorrerá durante a sessão plenária, onde serão escolhidos os parlamentares que irão liderar a Assembleia nos próximos dois anos, a partir de fevereiro de 2025.
O Que é a Mesa Diretora?
A Mesa Diretora é um grupo de parlamentares responsáveis por dirigir os trabalhos legislativos e administrativos da Assembleia. Esse grupo é composto pelo presidente, três vice-presidentes e cinco secretários. Eles são eleitos pelos outros deputados estaduais e têm um mandato de dois anos. A composição da Mesa deve refletir a proporção dos partidos ou blocos parlamentares presentes na Assembleia.
Como Será a Eleição?
A eleição será realizada por meio de votação nominal, onde cada deputado registrará seu voto utilizando o painel eletrônico de votação. Para que os candidatos sejam eleitos, é necessária a maioria absoluta dos votos, ou seja, mais da metade dos votos dos deputados presentes.
Procedimento e Prazo para Inscrição
Com o anúncio de hoje, foi aberto o prazo de dois dias para que as chapas concorrentes se inscrevam. As chapas são formadas por grupos de parlamentares que desejam se candidatar juntos para compor a Mesa Diretora.
Regras e Regimento
A realização da eleição segue as regras estabelecidas pelo Regimento Interno da Assembleia Legislativa. Segundo o artigo 13 do Regimento, o presidente da Assembleia deve anunciar a data da eleição com pelo menos cinco dias de antecedência após consultar o Colégio de Líderes, um grupo de parlamentares que representa as diversas bancadas e blocos da Assembleia.
Importância da Eleição
A eleição da Mesa Diretora é um momento importante para o Legislativo estadual, pois define quem serão os parlamentares responsáveis por conduzir os trabalhos legislativos e administrativos, influenciando diretamente nas decisões e no funcionamento da Assembleia nos próximos dois anos.
Com a data da eleição marcada, os deputados estaduais se preparam para definir os próximos líderes da Assembleia Legislativa do Paraná.