Na sexta-feira, 12 de agosto, a Aciap, Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Pinhão/Pr, organizou um Café de Negócios visando promover a interação entre os empresários do setor alimentício do município, a Associação dos Produtores de Leite de Pinhão – Aplepi e a Cooperativa da Agricultura Familiar de Pinhão – Cooafapi.

Promovendo o diálogo

Ao promover o Café de Negócios a Aciap propôs ser um espaço para que o setor alimentício e os produtores dialogassem visando ampliar a comercialização dos produtos locais e promover a interação entre as empresas associadas.

Foram convidados associados do ramo supermercados, panificadoras e restaurantes. Compareceram ao café representantes do Baggio Supermercado, Nosso Supermercado, JM Supermercado, Superpão e do Restaurante Thiu’s.

O secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Albino Ricardo dos Santos Neto e a assistente social do Instituto de Desenvolvimento Rural – IDR Paraná, Luzyanna Rocha Tavares, também participaram.

Na recepção do Café de Negócios, os convidados puderam apreciar os produtos que estavam expostos da produção da Cooafapi e  Aplepi.

Inscreva-se no canal do FATOS DO  IGUAÇU  no Youtube  e ative o sininho para acompanhar as transmissões ao vivo.

Mostrando a produção

A Aplepi fez uma apresentação mostrando os produtos da linha de laticínios que eles têm produzido.

Hoje sob a marca Da vila, a Aplepi produz leite, iogurte, manteiga, creme, nata, queijos: colonial puro, com vinho, com ervas e com doce de leite, que se faz necessário abrir um parentes e dizer, “um mais gostoso que outro e todos uma delícia”.

Na apresentação, a Aplepi afirmou que tem potencial para abastecer o mercado local com seus produtos, que seu leite tem o diferencial de ser puro e com um preço competitivo, “Nossos produtos são de alta qualidade, nosso iogurte é iogurte e não bebida láctea, nosso leite é integral e tem um teor a mais de gordura porque é realmente integral, nosso leite está mais barato que os demais”, afirmou o presidente Luiz Alberto Rickli.

Foto: Nara Coelho/Fatos do Iguaçu

A diretora presidente da Cooafapi, Neuzelia F.Kunseler, fez um breve histórico da Cooperativa e mostrou a produção de hortifruti e panificação que os associados produzem e onde comercializam e o quanto ainda pode ser absorvido pelo comércio local.

Neuzelia destacou o início da produção de derivados de milho não transgênico que a Cooafapi estará colocando no mercado a farinha biju, quirera, fubá e canjica além do próprio milho.

Dialogando

O Café proporcionou um diálogo entre os empresários do setor alimentícios e os produtores locais em que ambos colocaram suas dificuldades e necessidades.

O secretário Albino expôs o que a secretaria tem realizado para articular esses setores deu algumas sugestões e nessa linha, a assistente social Luzyanna que, como é vereadora, afirmou que o que depender do legislativo para promover a comercialização dos produtos locais no comércio de Pinhão os vereadores são parceiros, bem como para ir em busca de emendas parlamentares para alavancar a comercialização.

Uma gôndola com produtos da terra

Entre as diversas ideias que surgiram da conversa, foi a confecção de um selo comum que identificasse os produtos locais, que os mercados tivessem uma gôndola só com os produtos locais, destacando-os.

Um pedido

Foto: Nara Coelho/Fatos do Iguaçu

o presidente da Aciap, Olivo Deparis, ao fechar a conversação entre os participantes do Café de Negócios, lembrou a todos que quando se dá destaque e um espaço especial aos produtos locais, se promove o desenvolvimento do município, garante que o dinheiro fique e circule no municipio possibilitando o crescimento das empresas, dos produtores, associação e cooperativa, “Comprem e consumam os produtos das agroindústrias de Pinhão, além de um produto de qualidade, você estará contribuindo para o fortalecimento da nossa economia”.

Delicia de café

Após a conversação sobre a comercialização dos produtos locais, todos os convidados puderam aproveitar para degustar os produtos produzidos pelas entidades: pães, broas, bolachas, leite, iogurte, creme de manteiga e queijos variados.

Compartilhe

Veja mais