Farmácia  São João onde são feitos mais de 100 testes por dia | Foto: Naor Coelho/Fatos do Iguaçu

Em janeiro, no município de Pinhão/Pr, a procura pelo teste rápido nas farmácias foi muito grande, o número de pessoas com resultado positivo do exame surpreendeu e chamou a atenção dos profissionais da área.

60% foi a média de positivados

Nas 3 farmácias do município de Pinhão que trabalharam com a aplicação do teste rápido para a Covid-19 no mês de janeiro, a Saúde e Vida, São João e Rede Vida,  a média de pessoas positivadas nos exames foi de 60%.

O enfermeiro e gerente da Farmácia São João, Patrick de Oliveira, contou que eles realizaram mais de 100 testes por dia, “No mês de janeiro, realizamos uma média de 110 testes por dia e desses, 60% davam positivo”.

A farmacêutica Luana Almeida de Lima explicou que eles fizeram uma média de 10 a 15 testes por dia e em torno de cinco davam positivo.

O farmacêutico Edson Meira explicou que devido ao término do estoque eles não estão mais realizando o teste, mas que enquanto estavam fazendo os índices foram altos, “Cheguei a fazer 35 testes numa manhã e desses, 70% deram positivo.

Todos os testes com resultado positivo são comunicados pelas farmácias aos órgãos responsáveis pela Covid no município.

Os números caíram no final de semana

 De acordo com o enfermeiro Patrick, entre os dias 28 a 30 a procura pelo teste caiu e dos realizados também houve uma diminuição no número de resultados positivados. No entanto, na segunda-feira, 31, a procura voltou a crescer e o número de positivados também, e que provavelmente em fevereiro haverá um índice alto de contágio da Covid-19.

O farmacêutico Edson ressaltou a procura na farmácia por pessoas com sintomas de gripe, “O que observei é que começamos a semana com muitas pessoas nos procurando por estarem com sintomas de gripe, temos orientado que procurem fazer o teste, pois os sintomas da Covid-19 nesse momento estão muito parecidos com os da gripe”.

É preciso ressaltar que no município de Pinhão, no mês e janeiro de 2022, mais de mil casos já  foram confirmados.

Os números têm mostrado que a pandemia não foi vencida e a necessidade de manter os cuidados, a higienização constante das mãos, o uso da máscara, o distanciamento social é tão essencial quanto se vacinar, tomar as 3 doses e levar as crianças para vacinar.

Compartilhe

Veja mais