Prefeito José Vitorino Prestes, PSB, | Foto: Arquivo/Fatos do Iguaçu
Em consulta ao Ministério Público da Comarca de Pinhão – PR sobre a situação de legibilidade do prefeito José Vitorino Prestes, Fatos do Iguaçu obteve no primeiro momento via e-mail como resposta, que o MP enviaria uma nota com maiores detalhes, que ele estava inelegível para a próxima eleição, mas, apto a cumprir o seu mandato.
Na quinta-feira, 1º de setembro, Fatos do Iguaçu, fez um vídeo ao vivo repassando a notícia ao público.
Ofício do MP
Como indicado no e-mail, o promotor de justiça, Michael Junio Gebeluky, da 2ª Promotoria de Justiça de Pinhão/Pr, enviou à redação do Fatos do Iguaçu na segunda-feira, 5 de setembro, um oficio com a resposta mais detalhada à consulta realizada.
No oficio, o promotor de justiça esclarece que, os prazos junto à justiça eleitoral para se questionar a inelegibilidade do prefeito Vitorino já haviam transcorrido, sendo assim o mesmo deve cumprir o seu mandato na íntegra. “(…) após os estudos e das respostas dos questionamentos, observa-se que após o trânsito em julgado da decisão que deferiu o registro de candidatura do atual Prefeito, a cassação da liminar que serviu de suporte ao deferimento, já transcorreu o prazo para ajuizamento de todas as ações eleitorais. Logo, não irá afetar o mandato em curso, mas apenas terá incidência em eleições futuras (…)”.
Diante da resposta do MP e como não há mais a possibilidades de recursos o prefeito Vitorino não poderá concorrer à reeleição nas eleições de 2024.
LEIA TAMBÉM:
Eleições 2020: José Vitorino é o mais votado em Pinhão
Por unanimidade o TRE-PR deferiu o registro da candidatura do ex-prefeito José Vitorino
Eleições 2020- Dia 17 José Vitorino e Biasebetti serão proclamados eleitos
Liminar que permitiu Vitorino ser empossado foi cassada
Vitorino entra com embargo e é rejeitado
STJ mantém decisão do relator que cassou a liminar concedida ao prefeito Vitorino