Associação Comercial de Reserva do Iguaçu é liderada por empresárias
Em maio de 2021 a ACERI – Associação Comercial e Empresarial de Reserva do Iguaçu/PR completa 20 anos.
No biênio 2021/2022 está sob o comando de uma diretoria composta da presidência ao conselho fiscal por mulheres empresárias.
Fatos do Iguaçu, no dia 19 de janeiro, conversou com quatro das sete empresarias que compõem a diretoria da ACERI.
Foi uma conversa muito tranquila, descontraída, com muitas risadas. Elas demonstram conhecimento das dificuldades, mas muita disposição para enfrentá-las. O que ficou evidenciado é que a atual diretoria é composta por mulheres que estão à frente de seus negócios, que são determinadas e que estão com muita vontade para trabalhar em prol do crescimento do comércio local.
UMA ESCOLHA
A empresária Meire Tatiane Capelin, que há 17 anos atua na área automotiva, tendo uma oficina, é formada em Administração, recebeu o convite para ser a nova presidente da ACERI, “Eu fiz parte da diretoria anterior e recebi o convite para ser a presidente, na verdade foi mais um ultimato do que um convite”, contou a presidente entre risadas.
Na hora de compor a chapa para concorrer à eleição, pensou em pessoas que ela tivesse acesso, que tivessem um ritmo parecido com o seu e que fossem de vestir a camisa e ai, escolheu nove empresárias, “Fiz a escolha por mulheres, porque sentia que elas tinham mais como meu ritmo, que abraçariam a causa, pensei em pessoas que eu tinha acesso. As mulheres são mais dispostas, eu precisava de um grupo que topasse participar, abraçar a causa”.
UM CONVITE SEM ESPAÇO PARA RECUSAR
A diretora financeira é empresária do ramo de confecções e calçados, Marta Camargo Wittes e tem longa experiência na Associação, já atuou em todos os cargos. “O convite não dava espaço para recusar, compreendo ela, pois somos um grupo pequeno que abraça essa causa”, contou entre risos. Completou, “Ela formou um grupo bom, temos pessoas com muita experiência, outras com um pouco menos, mas todas dispostas a participar ativamente”.
A empresária Patrícia de Fátima dos Santos Rodrigues que atua no ramo de material de construção já trabalhou na ACERI, na diretoria atual é secretária, reafirmou que o convite para participar não tinha como ser recusado, “Sempre achei importante o trabalho que a Associação realiza, quando trabalhei aqui vi as dificuldades e como algumas se dedicavam e não deixavam a Associação terminar. Pensei que agora tinha que contribuir”.
A vice-secretária, é a empresária Grasiane Madalozzo, que está ligada ao ramo alimentício, ela diz que os empresários ainda não perceberam o quanto a Associação pode ajudar a todos, mas que essa realidade está se modificando, “Ter gente disposta a se envolver é difícil, mas a gente já percebe uma mudança de pensamento, o curso do ano passado em parceria com o Sicoob foi muito bom, com ele vieram mais sócios, é um trabalho de formiguinha”.
Meire lembrou que esse curso que foi realizado em parceria com o Siccob somente para os empresários associados e seus funcionários, “Está mudando sim, inclusive um empresário veio nos procurar para se associar, penso que isso já é um resultado desse trabalho diferenciado que estamos nos propondo a realizar”.
PLANEJAMENTO 2021
Elas contaram que assumiram em setembro de 2020, mas que devido à pandemia puderam realizar poucas atividades. Em outubro, com o apoio da Cacicopar, elas realizaram o planejamento para 2021.
Entre os eventos previstos para esse ano está a comemoração dos 20 anos da fundação da ACERI, em setembro um evento alusivo ao aniversário de emancipação política do município, para o final de ano a Campanha de Natal.
Existe também o projeto de organizar alguns cursos em parceria com os bancos e poder público, mas como explicou a presidente Meire, tudo vai depender de como o ano vai correr em relação à pandemia, se será possível ou não fazer eventos presenciais.
ACERI E O PODER PÚBLICO
No período eleitoral elas organizaram um encontro com os candidatos a prefeito e vice-prefeito para conversar sobre as necessidades dos empresários locais e todos assinaram uma Carta Compromisso contendo as prioridades do comércio local.
E uma primeira conversa com o prefeito Vitório já aconteceu, “Na nossa conversa ele reafirmou a parceria com a Associação, que a prefeitura continuará a ceder a sala e assumiu o compromisso que em 2022 cria a secretaria de Industria e Comércio, que é uma das reivindicações dos empresários”.
Em janeiro as atividades são mais de organização, a Sala do Empreendedor só volta a funcionar em fevereiro, ela é o braço direito da Associação, é o canal de contato com a administração pública.
A diretoria está organizando para fevereiro um encontro dos empresários reservenses com o prefeito. “É preciso fortalecer essa parceria para trabalharmos juntos para fazer a cidade crescer”, destacou a presidente.
EMPRESÁRIOS E CLIENTES
Elas são unânimes em afirmar que muitos empresários ainda não percebem o valor da Associação e como trabalhar em conjunto pode beneficiar e muito, a todos, “É preciso que os comerciantes vejam que a associação busca a união, pois existem vários problemas que são comuns a todos, se buscarmos juntos as soluções, elas virão mais rápido e de uma forma melhor”, declaram as empresárias.
Elas destacam a mudança do consumidor hoje. “Os clientes hoje estão mais exigentes, eles olham a estrutura do comércio, buscam e querem um bom atendimento e preço, o nosso cliente de hoje é bem diferente de uns tempos atrás, precisamos nos adaptar a ele”, disse Grasiane.
Outro ponto que elas levantaram é que as pessoas querem que as empresas locais tenham melhores preços e gerem mais empregos, contudo, essas mesmas pessoas ainda tem muito o hábito de ir comprar no comércio dos municípios vizinhos, “As pessoas precisam compreender que é aqui, no comércio local que as pessoas vem em busca de vaga, quando as pessoas fazem compra nos comércios fora daqui dificultam que o local cresça e gere emprego” e acrescentaram, “Outro ponto que as pessoas levantam são os preços, mas se vendemos menos, é difícil oferecer um preço melhor. Inclusive muitas vezes elas nem fazem um orçamento no comércio daqui e depois descobrem que aqui estava mais barato”.
Elas lembram que, quando todos colaboram, o município cresce, “É preciso que as pessoas revejam esse hábito de comprar muito fora, pois quando elas gastam aqui, o dinheiro fica aqui, isso é bom para todos, isso leva à geração de renda e emprego”.
Para encerrar a conversa, o que se pode esperar dessa diretoria da ACERI e a resposta foi direta e firme, “Reconhecemos todo o trabalho que foi feito anteriormente, inclusive sem ele não estaríamos aqui. Vamos fazer a diferença, senão não estaríamos aqui, a nossa proposta é fazer um novo tempo”.
DIRETORIA DA ACERI
Presidente: Meire Tatiane Capelin
Vice-Presidente: Paula Fernanda Mendes
Secretária: Patricia de Fátima dos Santos Rodrigues
Vice-Secretária: Grasiane Madalozzo
Diretora do Financeiro: Marta Camargo Wittes
Vice-Dieretora do Financeiro: Franicheli Pasturczak
Secretária executiva: Letícia Melo Santos
Conselheiras: Juliane Fornari Calegari, Ana Leni Padilha Varella da Silva e Viviane Pedroso Rodrigues